topo_cabecalho
UFCG vai desenvolver sistema para monitorar obras públicas

 

O reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Thompson Mariz, e o presidente do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCEPB), Nominando Diniz, assinaram na manhã desta segunda-feira, 1º, um convênio para o desenvolvimento de um sistema de informações geográficas com acesso via internet para o acompanhamento de obras públicas no Estado da Paraíba.

 

A solenidade foi aberta pelo reitor da UFCG que enfatizou a importância desse convênio para a universidade que já e reconhecida em nível nacional pela sua excelência acadêmica. ¨Esse tipo de acordo consolida ainda mais a nossa instituição, como também, nossa capacidade de prestação de serviço à comunidade e reafirma nosso trabalho na área das ciências da computação¨, disse.

 

Em seu pronunciamento o presidente do TCEPB, Nominando Diniz, ressaltou a importância do projeto para o controle dos gastos com o bem público e referenciou sua confiança na capacidade da UFCG.

 

O sistema será desenvolvido pelo Laboratório de Sistemas de Informação do Centro de Engenharia Elétrica e Informática (CEEI), e permitirá que sejam armazenadas e exibidas imagens de satélite das obras e a integração com o Sistema de Acompanhamento da Gestão dos Recursos da Sociedade (Sagres) do tribunal, que contempla toda a parte relativa aos dados das obras públicas.

 

O projeto viabiliza o monitoramento de obras públicas no Estado, aumentando o poder de fiscalização dos auditores e reduzindo a ocorrência de fraudes. Além disso, também será disponibilizado um canal de comunicação com o cidadão que poderá realizar denúncias de irregularidades através de fotos, vídeos, textos e outros mecanismos.

 

De acordo com professor Claudio de Souza Batista, coordenador do projeto, o valor do sistema está estimado em R$ 240 mil e deve ser desenvolvido em oito meses.A equipe de pesquisadores também contará com a participação do professor Anselmo  Cardoso de Paiva, dois analistas de sistemas com mestrado em Computação, quatro bolsistas de graduação e um aluno do doutorado. O projeto também vai fazer parte de uma tese de doutorado.

 

(Gloriquele Mendes – Ascom/UFCG)

 


Data: 01/02/2010