Inscrições para prêmio Joaquim Amorim serão abertas nesta terça

Premiação é destinada ao melhor aluno concluinte do curso de Medicina

Serão abertas nessa terça-feira, 2, e prosseguirão até a próxima quinta-feira, 4, as inscrições para o prêmio Professor Joaquim Amorim, destinado ao aluno concluinte do curso de Medicina da UFCG, campus Campina Grande, com melhor desempenho acadêmico no semestre 2009.2. A premiação tem o objetivo de valorizar e estimular os estudantes em suas atividades de aprendizado e dedicação à área de saúde.

O Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) realiza a premiação a cada fim de semestre, concedendo ao melhor aluno, certificado, confeccionado pela diretoria do Centro. O documento é nominal e específico ao período em que o ganhador está participando. Podem se candidatar os prováveis concluintes (no semestre da concessão), com coeficiente escolar maior ou igual a oito e que não tenham sido reprovados ou punidos disciplinarmente durante a graduação.

Para formalizar a candidatura, os interessados devem procurar a secretaria do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), nos horários das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda à sexta. O candidato terá que apresentar currículo com documentação comprobatória. Não serão aceitas inscrições via postal e nem cobradas taxas para o processo de participação O resultado da premiação será divulgado pelo diretor do CCBS, Paula Freitas, durante a solenidade de Colação de Grau do período 2009.2.

Joaquim Amorim Neto

O professor Joaquim Amorim Neto nasceu em 30 de março de 1934, em Campina Grande, e estudou na Faculdade de Medicina de João Pessoa. Especializou-se na área de Ginecologia e Obstetrícia. Lecionou Obstetrícia na Faculdade de Medicina de Campina Grande (atual CCBS), onde ensinou várias gerações de médicos e chefiou o Departamento de Saúde Materno-Infantil, por dois mandatos.  Pelo amor que dedicava ao seu trabalho, foi homenageado e paraninfo de inúmeras turmas. Joaquim Amorim foi diretor do Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (Isea), sendo o idealizador e coordenador da Unidade de Gestação de Alto Risco (da maternidade), que recebeu o seu nome.

(Rosângela Araújo – Ascom/UFCG)

Data: 01/02/2010