Potiguaras realizam mostra cultural na UFCG

Atividade marca encerramento do primeiro módulo do curso de Licenciatura Indígena ministrado no campus de Campina Grande

Uma mostra cultural da Nação Potiguara marcará, na manhã desta sexta-feira, 5, o encerramento do primeiro módulo do curso de Licenciatura Indígena, ministrado pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) no campus de Campina Grande.

A programação, que inclui uma exposição de artesanato e, possivelmente, uma apresentação da dança ritual Toré, será realizada das 8h às 12h, no bloco da Unidade Acadêmica de Arte e Mídia, com a presença do cacique Antônio Pessoa, o Caboquinho.

Quarenta e oito alunos estão matriculados no curso, considerado inovador tanto pela forma como seu projeto político pedagógico foi elaborado quanto pela estrutura curricular diferenciada, desenvolvida em dois períodos distintos.

Durante o período letivo regular nas escolas indígenas, o curso é ministrado nos finais de semana na Reserva Potiguara, no município de Baía da Traição, no litoral paraibano, onde funciona uma espécie de campus avançado da UFCG. Já nas férias escolares nas escolas indígenas, são oferecidos módulos concentrados nos campi da UFCG em Campina Grande e Cuité.

Licenciatura Indígena

Criado no ano passado, o curso de Licenciatura Indígena é fruto de um trabalho desenvolvido na UFCG desde 2004, no âmbito do Programa de Licenciatura em Educação Indígena (Prolind), do MEC. Está estruturado em dois núcleos. O primeiro, com duração de 2 anos, é composto por 4 módulos de estudo, comum a todas as licenciaturas. Oferece subsídios para a formação do professor pesquisador e tem como objetivo a formação geral do professor indígena para o ensino fundamental.

Já o segundo núcleo, também com duração de 2 anos, inclui em seus componentes curriculares dois Estágios Curriculares Supervisionados e a elaboração de uma monografia. Nesse momento, o aluno já deve ter optado, com base em todos os conhecimentos adquiridos no primeiro núcleo, por uma das 4 áreas de conhecimentos e tem por objetivo a formação do professor indígena para atuar no ensino médio.

A população indígena potiguara na Paraíba é superior a 12 mil pessoas, que habitam 26 aldeias localizadas nos municípios de Rio Tinto, Marcação e Baía da Traição.

(Kennyo Alex – Ascom/UFCG)

Data: 04/02/2010