Capes aprova projetos de dois professores visitantes aposentados da UFCG

Em todo o país, foram 46 as propostas aprovadas para o Programa Professor Visitante Nacional Sênior

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou na última sexta, 12, o resultado do programa que leva professores aposentados ainda ativos de volta à sala de aula. O Programa Professor Visitante Nacional Sênior (PVNS) aprovou, em todo o país, 46 propostas, duas das quais de docentes da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG): os professores Aldenor Gomes da Silva, com proposta para a área de Sociologia, e Shiva Prasad, para área de Química.

O Programa Professor Visitante Nacional Sênior é voltado para professores que possuem título de doutorado há mais de dez anos e estão aposentados ou oficialmente licenciados. Aos professores são oferecidas bolsas no valor de R$ 8.905,42 mensais e passagem aérea, de ida e volta, entre a residência do candidato e a instituição onde atuará o bolsista.

A iniciativa se fundamenta no reconhecimento de que a presença de professores-pesquisadores de consagrado mérito científico e reconhecida experiência acadêmica é relevante para o fortalecimento das instituições recém-instituídas e dos campi fora de sede.

O apoio destinado à atuação de visitantes é percebido como uma forma de propiciar, ademais da aquisição de conhecimento científico, ganhos de experiência acadêmica e institucional, relevantes para a capacitação e a qualificação das novas instituições.

No resultado, foram avaliados tanto a qualificação e o mérito individual do professor visitante, quanto a pertinência científica e acadêmica da programação a ser cumprida As implicações estratégicas do plano, como a inserção da instituição no seu meio sócio-cultural e econômico, também foram levadas em conta para a elaboração do resultado.

Veja o resultado completo.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG, com dados da Capes)

Data: 17/02/2010