Museu do Semiárido realiza concurso de redações e artigos científicos

O Museu Interativo do Semiárido, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), está com inscrições abertas para o Concurso de Redação e Artigos Científicos “Prêmio Expedição do Semiárido”. O concurso é aberto a alunos do Ensino Médio e Técnico Profissionalizante e para alunos de graduação e pós-graduação de universidades públicas e privadas do Estado da Paraíba.

Serão premiados, com uma viagem por 14 cidades do Semiárido paraibano, 10 alunos do Ensino Médio e seus professores orientadores e 10 alunos de graduação e pós-graduação. As inscrições se estenderão até o dia 31 de março. Os trabalhos poderão ser entregues de 01 a 30 de abril de 2010. Os alunos que tiverem as melhores redações e artigos científicos selecionados saberão do resultado no dia 18 de maio, durante a Semana Nacional de Museus.

A Expedição do Semiárido, com os 30 premiados, ocorrerá no período de 04 a 09 de julho. A expedição será formada por uma equipe inter e multidisciplinar composta por pesquisadores, técnicos, estudantes, professores e moradores das comunidades locais, conhecedores da realidade do Semiárido, com o objetivo de aprofundar o conhecimento das realidades ambiental, sociológica, antropológica, econômica e cultural da região.

A viagem tem como objetivo estimular a produção científica e a reflexão acerca da região semiárida, e de promover a participação de jovens talentos numa viagem pelas belezas e caminhos históricos da Caatinga paraibana. A expedição sairá de Campina Grande e passa por Boqueirão, Cabaceiras, São João do Cariri, Serra Branca, Taperoá, Maturéia, Teixeira, Patos, Sousa, Cajazeiras, São João do Rio do Peixe, Araruna, Borborema e retorna para Campina Grande.

A expectativa é de que as mudanças que tenham acontecido no âmbito do Semiárido sejam melhor avaliadas pelo grupo da expedição e que isso venha a subsidiar futuras propostas para o desenvolvimento sustentável da região. Além dos relatos sobre a biodiversidade encontrada, outros relacionados aos atrativos paisagísticos, históricos e ambientais poderão servir de embasamento para novos roteiros, como por exemplo, o do cangaço, traduzido pelas presenças de Antônio Silvino, Jesuíno Brilhante, Chico Pereira e Lampião, ou mesmo, roteiros ligados a paleontologia (Vale dos Dinossauros) e arqueologia (pinturas e gravuras rupestres, cemitérios indígenas) no sentido de uma maior valorização cultural e histórica do Semiárido.

A expedição visitará unidades de conservação, como o Lajedo de Pai Mateus, Saca de Lã – área de proteção ambiental, partes dos municípios de Cabaceiras, São João do Cairi e de Taperoá que são cadastrados e tombados como patrimônio histórico pelo IPHAEP – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba, o Parque Estadual do Pico do Jabre e o Monumento Natural do Vale dos Dinossauros, entre outros. O regulamento da expedição está disponível nos portais www.peasa.ufcg.edu.br e www.museusemiarido.org.br.

A expedição é uma realização do Peasa/Misa/UFCG e da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba, com o apoio de várias instituições a exemplo do Instituto Nacional do Semiárido, Escola Virgem de Lourdes, Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq), entre outras.

Informações pelo telefone (83) 3310.1591.

(Helda Suene - Asscom Peasa_Misa/UFCG)

Data: 19/02/2010