Capes assina 17 periódicos na área de ótica e fotônica

Títulos da Optical Society of America (OSA) já estão disponíveis na página do Portal de Periódicos

Usuários do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) têm agora acesso a 17 novos títulos. As publicações, editadas pela Optical Society of America (OSA), cobrem as disciplinas de ótica e fotônica e atendem professores, pesquisadores e alunos de áreas da física e engenharia. A coleção se encontra disponível no Portal desde o final de 2009.

Sonia Baldochi, gerente do Centro de Lasers e Aplicações no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen) explica que a assinatura da OSA garante o acesso regular pela comunidade acadêmica a publicações de alta qualidade, fundamentais para as pesquisas da área.

“Trabalhamos com o desenvolvimento de materiais para lasers, espectroscopia óptica, física de lasers de estado sólido e aplicações de lasers em saúde, na indústria e para monitoração ambiental. Com os novos títulos assinados pela Capes nos mantermos atualizados em relação a novos desenvolvimentos e aplicações nas áreas de óptica e fotônica”, afirma Sônia. A pesquisadora destacar alguns periódicos do seu interesse que integram a nova coleção, como o Journal of the Optical Society of America A e B, o Applied Optics, o Optics Letters, Optics Express e o Applied Spectroscopy.

Além de subsidiar projetos de pesquisa, os desenvolvimentos na área de ótica e fotônica subsidiam inovações que afetam diferentes aspectos da vida das pessoas, como fibras óticas, aparelhos de ressonância, câmeras digitais e TVs de alta definição.

Acesse a nova coleção na página do Portal de Periódicos: www.periodicos.capes.gov.br

(Capes)

Data: 19/02/2010