Equipe da UFCG participa de competição nacional de Bajas

Projeto vem sendo desenvolvido há cerca de um ano e integra alunos de três cursos

Uma equipe de alunos da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) participará esta semana, de 25 a 28, em Piracicaba, interior de São Paulo, da 16ª Competição Baja SAE Brasil – Petrobras. A competição, que tem o apoio da Sociedade de Engenheiros da Mobilidade (SAE) Brasil, reúne projetos de Bajas, minicarros feitos com tubos de metal, desenvolvidos por 68 equipes de estudantes de diversas universidades brasileiras.

Intitulada Parahybaja, a equipe da UFCG é composta por 18 alunos, divididos entre os cursos de engenharia Mecânica, Elétrica e Desenho Industrial, os quais vêm desenvolvendo o projeto há cerca de um ano, sob a coordenação do professor Juscelino de Farias, do Departamento de Engenharia Mecânica.

Ele explica que a participação no projeto é voluntária, com o objetivo de se participar de uma prova em nível nacional, mas que o principal benefício para os alunos “é a publicação de trabalhos e o aprofundamento do conhecimento da Engenharia Mecânica”, afirmou.

Através da equipe Parahybaja, a UFCG, após sete anos, volta a participar da Competição Baja SAE Brasil/Petrobras. Durante a competição, serão avaliados diversos requisitos, tais como: detalhes técnicos do projeto e desempenho do carro em uma corrida. O grupo que conquistar o 1º lugar ganhará o direito de disputar a competição mundial que será realizada nos Estados Unidos.

Participam da equipe Parahybaja os alunos Arthur Azevedo Ferreira, Daniel Anacleto Pereira, Danyllo Vieira de Lucena, Diego David Silva Diniz, Diego Levi Medeiros, Dimitri Beserra de Melo Sousa, Edjan Tomáz da Silva, Eduardo Alves Gomes, Felype Tavares Costa Meira, Iran da Silva Palmeira Filho, João Paulo Silva de Almeida, José Flávio Cruz do Bú, Márcio Rilton Vieira da Silva, Nayara Fernanda de Queiroz Ramos, Pedro Augusto Espíndola, Rafael Feliciano de Macedo, Raphael de Sousa Silva e Vinícius Ribeiro Leão.

(Aluska Araújo - Ascom/UFCG)

Data: 22/02/2010