TV Escola aborda a história da espécie humana no planeta

Ao longo dos anos, os seres humanos se adaptaram ao planeta e prepararam o caminho para a civilização. O documentário Humanos: quem somos nós?  trata da vida na Terra, explicando a origem dos hominídeos e sua importância para o desenvolvimento do homem moderno.

O episódio A invasão humana será exibido pela TV Escola nesta terça-feira, 23. O programa aborda a evolução do homo sapiens. Há 100 mil anos, três tipos de seres humanos habitavam o planeta: os neandertais, na Europa; os homo sapiens, na África, e algumas comunidades do homo erectus, no Oriente Médio. A única espécie sobrevivente foi o homo sapiens, que mesmo enfrentando mudanças climáticas e escassez de alimentos, conseguiu se espalhar pelo planeta.

Na Síria, a espécie iniciou o cultivo da agricultura. A agricultura, por sua vez, incentivou o comércio e a cooperação, resultando em sociedades mais complexas. Devido à importância dessa época para o surgimento das civilizações humanas, esse período ficou conhecido como era dos humanos.

O documentário tem aproximadamente 60 minutos de duração. O programa será exibido às 20h, com reprise no dia 24 às 12h. A TV Escola pode ser sintonizada via antena parabólica (digital ou analógica) em todo o país e no Portal do MEC. O sinal está disponível também nas tevês por assinatura via Embratel (canal 123), Sky (canal 112) e Telefônica (canal 694).

(MEC)

Data: 23/02/2010