topo_cabecalho
Pesquisa da UFCG vai analisar as políticas públicas do semiárido

Projeto abrange dez estados e faz parte do Programa Professor Visitante Nacional Sênior

 

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou no último dia 12 de fevereiro, o resultado da seleção de projetos para o Programa Professor Visitante Nacional Sênior (PVNS).

 

Voltado para professores que possuem título de doutorado há mais de dez anos e estão aposentados ou oficialmente licenciados, o programa visa valorizar a experiência acadêmica destes professores, de consagrado mérito científico, de grande importância para o fortalecimento das instituições recém-instituídas e dos campi fora de sede.

 

É o caso do professor Aldenor Gomes da Silva, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), um dos 46 aprovados, cujo projeto consiste numa pesquisa que irá medir o alcance, a aplicabilidade e a adequação das políticas públicas de inclusão social e de desenvolvimento para o Semiárido brasileiro.

 

Ele explica que o objetivo é evidenciar a dinâmica e criatividade das pessoas que habitam essa região para superar as fragilidades e inconstâncias do clima e identificar os mecanismos utilizados por eles para aumentar sua renda e participação no mercado, “contribuindo assim, para um acesso mais digno às políticas públicas”, disse.

 

A expectativa é que o projeto seja iniciado este ano e concluído em 2012, e alcance todos os estados situados no território definidos pelo Instituto Nacional do Semi-Árido (INSA) como Região Semiárida brasileira” Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo.

 

Além da pesquisa, o projeto prevê ainda a participação em disciplinas no Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais (PPGSC) da UFCG, sobre o desenvolvimento rural, orientações de teses e dissertações, colaboração em pesquisas, participação e organização de eventos.

 

(Gloriquele Mendes – Ascom/UFCG)


Data: 24/02/2010