topo_cabecalho
Rio Grande do Norte sedia Fórum Nacional de Gestores de Ciência e Tecnologia

O Fórum Nacional de Gestores de Ciência e Tecnologia acontece nesta quinta e sexta-feira, 25 e 26, na capital do estado, Natal, e reunirá o Conselho Nacional dos Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (CONSECTI) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP). O presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT), Carlos Alberto Aragão, também participa do evento.

 

Para Aragão, “uma reunião desse porte, que congrega representantes do alto escalão dos governos federal, estaduais e municipais, é uma oportunidade única de discutir estratégias e metas para impulsionar a pesquisa científica e tecnológica de ponta e a inovação com vistas ao desenvolvimento regional e nacional”. Além disso, disse que o lançamento da Agenda de Convergência das Ações de CT&I para Inclusão Social do Rio Grande do Norte, previsto para o primeiro dia do Encontro, deverá incentivar a criação de novos programas que melhorem o ensino e a difusão da ciência para o cidadão comum.

 

A primeira de duas reuniões entre os Conselhos, previstas para acontecer em 2010, tem como principal objetivo definir estratégias para o fortalecimento dos sistemas estaduais de CT&I além da efetivação do Plano de Ações apresentado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). Estão confirmadas as presenças dos presidentes de todas as fundações estaduais de apoio à pesquisa, além do secretário executivo do MCT, Luis Antônio Elias. A estimativa é de que o Fórum seja um espaço para o compartilhamento de experiências e soluções para problemas comuns.

 

Entre as diretrizes do Plano de Ações do MCT estão a promoção de ações coordenadas dos agentes e governadores para o fortalecimento dos orçamentos estaduais de CT&I e a descentralização e desburocratização da aplicação dos recursos, além de incentivar a realização de ações e programas em parceria entre as esferas federal, estaduais e municipais. O evento é organizado pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (Fapern) e Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec).

 

(CNPq)


Data: 24/02/2010