UFCG lança o Clube do Piano

Universidade abre espaço aos profissionais e admiradores da música de concerto

O Centro de Humanidades da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), através da Unidade Acadêmica de Arte e Mídia, está lançando um novo curso de extensão em música intitulado Clube do Piano, um espaço criado dentro da universidade destinado a todos os que amam o piano e a boa música.

A iniciativa é da professora Maria de Cavalcanti que leciona música na instituição. Ela explicou que embora o Clube do Piano tenha um foco didático e de formação, não é necessário que o indivíduo saiba tocar o instrumento para participar, pois o objetivo não é ensinar o aluno a tocar piano, mas sim apreciar a música de concerto.

“O clube é um convite à comunidade em geral para se integrar a esse estilo de música, pois o piano é um instrumento que agrada a maioria das pessoas e como sou pianista, enxerguei na minha carreira e no meu estudo uma maneira de chegar às pessoas e convidá-las a conhecer e se aprofundar nesse tema”, declarou.

As reuniões do Clube acontecerão todas as quintas-feiras, às 19h, no auditório da Unidade Acadêmica de Arte e Mídia da UFCG, como parte das atividades do Curso de Música. Nelas, os membros poderão interagir e discutir sobre temas envolvendo o piano, apresentados através de palestras, mostra de vídeos e concertos didáticos, envolvendo pianistas de outras instituições.

Os membros que tocarem piano, dentre os inscritos no Clube, e desejarem participar mais ativamente, poderão ser selecionados para tocar nos “masterclasses” oferecidos durante o semestre. Isso dará início a um trabalho interpretativo de obras executadas que serão apresentadas em um concerto no final do semestre.

A iniciativa não tem fins lucrativos e requer apenas uma taxa de inscrição semestral no valor de R$ 120, para custeio do material do curso. Os alunos matriculados em qualquer outro curso de extensão em música da UFCG pagarão apenas R$70.

Inicialmente, estão sendo oferecidas 80 vagas. As inscrições encontram-se abertas desde o último dia 24 e prosseguem durante o mês de março. Os interessados devem se inscrever na secretaria do Curso de Música (UFCG). As atividades do Clube do Piano terão início no dia 11 de março.

Programação do semestre 2010.1

Data - Temas

11/03 - Palestra 1: História do Piano e dos Instrumentos de Teclado

18/03 - Vídeo: A herança do repertório barroco e pré-clássico – execução de grandes intérpretes