Ranking internacional destaca divulgação científica da UFCG

Instituição está na 79ª posição entre as universidades latinoamericanas e na 28ª entre as brasileiras

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) está entre universidades que melhor se utilizam da internet como ferramenta para a disseminação do conhecimento acadêmico, científico e tecnológico. É o que diz a Classificação Webometrics das Universidades do Mundo, divulgada recentemente pelo Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC) da Espanha.

Das oito mil instituições avaliadas em todo o planeta, a UFCG figura na 1.480ª posição, destacando-se na 79ª posição entre as universidades latinoamericanas e na 28ª, entre as instituições brasileiras.

O ranking, lançado oficialmente em 2004, é atualizado a cada 6 meses. O objetivo é convencer às comunidades acadêmicas e políticas da importância da publicação científica na web, não somente para a disseminação do conhecimento, mas também para facilitar a medição das atividades científicas em curso.

A pesquisa é realizada pelo Laboratório Cybermetrics, grupo de pesquisa ligado ao CSIC, e leva em consideração vários indicadores, como quantidade de acessos por browsers, relevância para atividades e publicações acadêmicas e número de citações de domínio.

Confira aqui a lista latinoamericana: http://www.webometrics.info/top100_continent.asp?cont=latin_america.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG)

Data: 01/03/2010