UFCG quer triplicar número de professores cadastrados no “Ciência Importa Fácil”

Ano passado, foram adquiridos pela instituição mais de US$ 1,5 milhão em equipamentos para fins de pesquisa

Aumentar o volume de equipamentos importados através do programa Ciência Importa Fácil, do CNPq, é uma das metas da Assessoria de Comércio Exterior da UFCG para 2010. O objetivo é ampliar o número de professores pesquisadores da instituição dentro do programa, facilitando para estes, a compra de equipamentos para fins de pesquisa.

No ano passado, segundo o assessor de Comércio Exterior da UFCG, Edson Guedes, a cota de importação chegou a US$ 1,5 milhão, envolvendo uma média de 50 pesquisadores da universidade. “Este ano queremos duplicar ou triplicar esse número de pessoas para aumentar, logicamente, a aquisição de produtos importados com isenção de impostos”, declara o professor, que já chegou a obter uma grande vantagem com este sistema na compra de um equipamento.

“Conseguimos comprar por apenas R$ 350 mil, no exterior, uma máquina utilizada para pesquisas que custaria no Brasil algo em torno de R$ 800 mil”, ressalta Guedes, mostrando o quanto os pesquisadores podem diminuir os custos com aquisição de produtos importados, simplesmente por aderirem ao programa, o que pode ser feito no site do CNPq, no link Importa Fácil, onde o cadastramento será efetuado.

Os pesquisadores com bolsa de Produtividade em Pesquisa ou bolsa de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq, em vigor, já estão habilitados ao cadastramento. Só precisam apenas formalizar a assinatura do Termo de Compromisso. Já os inscritos cadastrados no Sistema Lattes devem aguardar comunicação do CNPq e os não cadastrados devem preencher o currículo Lattes e em seguida o Formulário. A análise será realizada no prazo de 10 dias após o registro do Formulário.

“Mas os outros pesquisadores da UFCG também podem se cadastrar no programa de Importa Fácil”, faz questão de frizar o assessor, destacando as facilidades desta modalidade de importação e os baixos custos usando a infraestrutura do Correios.

“É bom ressaltar, porém, que o cadastro só pode ser feito por professores de instituições cadastradas, como é o caso da UFCG e da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB). Por isso, estamos convocando a comunidade acadêmica (que tem direito) a participar mais da cota de importação. Este procedimento favorecerá a UFCG, pois a chegada de mais equipamentos de ponta implicará na melhoria de nossas atividades e, por conseqüência, a melhoria da Universidade”, enfatiza.

Dados do Ministério da Fazenda confirmam que existem 4.158 pesquisadores e 436 instituições credenciadas atualmente. O sistema foi instituído em 1990. Para este ano, o governo federal fixa em US$ 500 milhões o valor relativo à importação de bens destinados a estes fins, conforme dispõe a Lei 8.010/1990.

Isenção

Os benefícios compreendem a isenção dos impostos de importação (II) e sobre produtos industrializados (IPI), a dispensa do exame de similaridade e o limite de aplicação do regime simplificado estabelecido em US$ 10 mil.

(Rosângela Araújo – Ascom/UFCG)

Data: 02/03/2010