topo_cabecalho
Manuscritos de Fernando Pessoa podem ser consultados pela internet

Ele usava diferentes nomes, pseudônimos e heterônimos. A obra de Fernando Pessoa também é variada: traduções, prosa, poesia, aforismos, bilhetes... Pesquisadores calculam que apenas 50% dela seja conhecida, pois o restante permaneceu fechado no baú de escritos do autor, que agora, por iniciativa da Biblioteca Nacional de Portugal e da Casa Fernando Pessoa, será colocado integralmente na internet.

 

São ao todo 1.400 volumes, 200 dos quais hoje em poder da família, como os 29 cadernos manuscritos e o texto datilografado de Mensagem, único livro de poemas em português lançado em vida, em 1934. Trata-se de uma ode a Portugal (aliás, esse era seu título original), revisitando a história do país, como o passado heroico dos descobrimentos e o sebastianismo.

 

Talvez resida aí a origem do debate sobre a ideologia do poeta, já que a ditadura de Salazar incorporou o livro a sua propaganda patriótica. Em vida, Fernando Pessoa se dizia antissocialista, anticomunista e nacionalista guiado pelo lema: “Tudo pela Humanidade; nada contra a Nação”.

 

Para consultar o material, acesse: Espólio Fernando Pessoa no Site da Biblioteca Nacional de Portugal e Casa Fernando Pessoa.

 

(Graziella Beting, Uol)


Data: 04/03/2010