Pós-Graduação da UFCG comemora conquistas

Em 2009, a instituição aumentou o número de bolsas para pesquisa e de cursos de mestrado e doutorado

Um relatório contendo todas as conquistas alcançadas pelo setor no ano de 2009, foi divulgado pela Pró-reitoria de Pós-Graduação da Universidade Federal de Campina Grande nesta terça-feira, 10.

O documento cita, por exemplo, a ampliação do número de bolsas para os programas de pós-graduação, a criação de cursos de mestrado e doutorado, elaboração do plano de capacitação da UFCG, aprovação de recursos destinados ao financiamento de equipamentos de pequeno porte direcionados à pesquisa vinculada à pós-graduação, entre outros.

De acordo com o relatório, em junho de 2009, as bolsas de mestrado passaram de 130 para 190. Já as bolsas de doutorado passaram de 66 para 137, o que representa um aumento de 46% e 107 %, respectivamente.

Além dos 16 cursos de mestrado, 10 de doutorado e 12 especializações nas diversas áreas do conhecimento já existentes na UFCG, também foi autorizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o funcionamento de mais dois cursos: o de mestrado em Engenharia Mecânica e o de doutorado em Matemática, este último em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

A instituição teve ainda dois projetos aprovados pela Capes no Programa de Professor Visitante Nacional Sênior (PVNS). Para o pró-reitor de pós-graduação, professor Rômulo Feitosa Navarro, esse resultado mostra o êxito da UFCG. “A maioria das universidades obteve apenas uma bolsa, ficando a maior parte para as IFES efetivamente novas, a exemplo da Universidade Federal do ABC e Universidade Federal Rural do Semiárido”, frisou.

Missão da PRPG

Cabe à Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFCG Estimular o desenvolvimento da qualidade acadêmica, científica e tecnológica em todos os campos do conhecimento. Nesse sentido, o órgão atua com um conjunto de políticas que visam à implantação, à qualificação e à expansão do ensino pós-graduado na Instituição.

É também responsabilidade da PRPG estabelecer e manter as condições acadêmicas e técnicas propícias à complementação e ao aprimoramento da formação de pesquisadores, visando à criação de novos conhecimentos e à atuação cada vez mais crítica e produtiva destes profissionais no mundo competitivo do trabalho, que se apresenta cada vez mais multiforme, complexo e qualificado.

(Gloriquele Mendes - Ascom/UFCG)

Data: 10/03/2010