topo_cabecalho
Professora da UFCG representa a Paraíba na Pré-conferência Setorial de Cultura

Evento foi encerrado nesta terça, em Brasília

 

Na condição de convidada do Ministério da Cultura (MinC) e do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Juciene Apolinário, representou a Paraíba na Pré-conferência Setorial sobre Patrimônio Imaterial, encerrada nesta terça, 9, no Museu Nacional, em Brasília.

 

A Pré-Conferência Setorial sobre Patrimônio Imaterial é uma das etapas que antecedem a II Conferência Nacional de Cultura e tem caráter mobilizador, reflexivo, propositivo e eletivo, além de ser uma das instâncias de articulação local e regional de agentes culturais de cada uma das áreas artísticas e de patrimônio com assento no Conselho Nacional de Políticas Culturais.

 

Segundo Juciene, durante a Pré-Conferência foi aberto um leque de discussões sobre as diretrizes do Plano Nacional de Cultura, cuja proposta principal visa realizar programas de reconhecimento, preservação, fomento e difusão do patrimônio e da expressão cultural dos e para os grupos que compõem a sociedade brasileira.

 

“Especialmente os grupos sujeitos à discriminação e marginalização, tais como: os indígenas, os afro-brasileiros, os quilombolas, assim como outros povos e comunidades tradicionais moradores de zonas rurais e áreas urbanas periféricas ou degradadas”,explicou.

 

Ela ainda citou os grupos que se encontram ameaçados devido a processos migratórios, modificações do ecossistema, transformações na dinâmica social, territorial, econômica, comunicacional e tecnológica e aqueles discriminados por questões étnicas, etárias, religiosas, de gênero, orientação sexual, deficiência física ou intelectual e pessoas de sofrimento mental.

 

Na condição de única delegada do Estado no evento, Juciene abordou a questão do Patrimônio Imaterial no Brasil e teve uma proposta de execução aprovada para a II Conferência Nacional de Cultura, que terá início nesta quinta-feira, 11, prosseguindo até o próximo dia 14, em Brasília.

 

(Aluska Araújo - Ascom/UFCG)


Data: 10/03/2010