topo_cabecalho
Prazo do Coleta termina na sexta-feira

Todos os programas de pós-graduação stricto sensu devem preencher, até sexta-feira, dia 12, o aplicativo Coleta de 2009.

 

O aplicativo, que é um sistema informatizado com informações dos cursos de mestrado, doutorado e mestrado profissional integrantes do Sistema Nacional de Pós-Graduação, é um importante instrumento para Avaliação Trienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

A Capes organizou um grupo de apoio, com integrantes indicados pelas pró-reitorias, para atuar em suas respectivas instituições como multiplicadores dos conhecimentos e orientações necessários à utilização do aplicativo.

 

Outra novidade é a integração do Coleta com o Aplicativo Cadastro de Discentes. Trata-se de recurso auxiliar, que não impede a introdução dos dados de discentes diretamente no Coleta. Os arquivos para essa importação foram gerados com a posição dos dados dos Programas no aplicativo Cadastro de Discentes atualizadas em 15 de janeiro. Mais informações pelos telefones 61 2022-6471 / 6473 / 6475

 

Avaliação Trienal

 

A Capes realiza, neste ano, a avaliação trienal que atribui nota a todos os cursos de pós-graduação stricto sensu do país, nas três modalidades: mestrado profissional, mestrado e doutorado acadêmicos.

 

Para auxiliar a referência quanto aos prazos, Capes divulgou um calendário, que reúne as várias etapas – coleta de dados, verificação de integridade das informações e certificação do banco de dados. A intenção é não deixar dúvidas até o início das reuniões presenciais das comissões, em 19 de julho.

 

Considerando o número de programas em cada uma das 46 áreas, a previsão é que serão avaliados mais de 4.200 cursos em 2.700 programas, com a participação presencial da ordem de 900 consultores. As avaliações se darão seguindo as orientações contidas nos Documentos de Área triênio: 2007-2009. Mais informações sobre a avaliação na Portaria nº 5, de 8 de janeiro de 2010.

 

(Assessoria de Imprensa da Capes)


Data: 10/03/2010