Federais vão precisar de nova etapa de seleção

Algumas federais dependem de uma nova edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para preencher as vagas dos cursos que começam no segundo semestre. Mas o governo federal não confirma se reabrirá o Sisu no meio do ano sem o Enem em abril.

A Secretaria de Educação Superior do MEC informou que "não há nada definido" e que as opções serão avaliadas após o encerramento da atual edição. Caso o processo seja reaberto, os candidatos poderão usar a nota do Enem 2009. "O importante é que, mesmo sem o Enem, o Sisu seja reaberto", diz o presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Alan Barbiero.

A Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa) conta com a reabertura do Sisu para preencher as 810 vagas. A Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) estuda como vai selecionar alunos para as 1.160 vagas do meio de ano. Uma comissão se reúne hoje para discutir o tema.

(O Estadão)

Data: 11/03/2010