Mestrado em Engenharia Mecânica da UFCG inicia atividades

A turma pioneira é formada por 20 alunos de diversas áreas, a exemplo de Engenharia Mecânica, Engenharia de Materiais, Matemática e Desenho Industrial.

Na última segunda-feira, 8, foram iniciadas as atividades da primeira turma de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (PPGEM), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). A turma é formada por 20 alunos de diversas áreas, a exemplo de Engenharia Mecânica, Engenharia de Materiais, Matemática e Desenho Industrial.

O curso, que tem duração máxima de dois anos, tem como objetivo capacitar os mestrandos para exercerem as atividades de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico em Ciências Mecânicas. Durante as aulas, os alunos realizarão trabalhos interdisciplinares, envolvendo aspectos teóricos (métodos computacionais e analíticos) e experimentais (pesquisas em laboratórios e trabalhos de campo).

Para o coordenador do PPGEM, professor Carlos Jose de Araujo, o profissional deste curso apresenta em seu perfil dinamismo e empreendedorismo em sua capacidade de realizar pesquisas científicas e tecnológicas. “O mestre em Engenharia Mecânica terá uma visão ampla dos sistemas termomecânicos e será capaz de identificar e solucionar os problemas apresentados por esses sistemas usando os conhecimentos adquiridos na universidade e aplicando em setores industriais”, afirma

O mestrado em Engenharia Mecânica, da UFCG, foi reconhecido pela Capes em agosto de 2009. O programa está concentrado em uma única área, Sistemas termomecânicos, e está organizado em duas linhas de pesquisa: Análise e Projeto de Sistemas Termomecânicos e Fenômenos de Transporte e Energia.

O programa dispõe de salas informatizadas, com acesso à Internet, e de salas de estudos setorizadas distribuídas nos diversos laboratórios associados. O aluno ainda dispõe de um espaço junto à biblioteca da Unidade Acadêmica de Engenharia Mecânica

Mais informações no site www.ppgem.ufcg.edu.br ou através do telefone (83) 3310.1126/3310.1127

(Gloriquele Mendes – Ascom/UFCG)

Data: 12/03/2010