Brazil-IP abre seleção para novos bolsistas

Na UFCG as atividades são realizadas no Laboratório de Arquiteturas Dedicadas - LAD

A utilização de semicondutores em todos os setores da atividade econômica mundial tem aumentado  consideravelmente a demanda por circuitos integrados (CIs), tornando o setor um segmento importante da atividade econômica do Brasil. Com mercado em ascenção o governo brasileiro vem investindo fortemente no setor de Microeletrônica, principalmente na formação de mão de obra qualificada para atender esta demanda.

Neste cenário o programa federal Brazil-IP (Brazil Intelectual Property) entra com um papel fundamental. É um consórcio de laboratórios e universidades brasileiras criado para produzir, estruturar e confeccionar circuitos integrados, circuitos VLSI e IP Cores, com financiamento do Ministério da Ciência e Tecnologia. Implantada em 2001, a rede era composta por oito universidades brasileiras: UFCG, USP, UFMG, UFPE, UnB, UFRGS, PUCRS e Unicamp, sendo que apenas a UFCG, a UFPE e a Unicamp concluíram a segunda fase do projeto. Hoje é reconhecido nacionalmente e internacionalmente e já conta com 16 universidades espalhadas por todas as regiões do País.

A coordenação técnica do Brazil-IP é feita pelo Dr. Elmar Melcher, professor do Departamento de Sistemas de Computação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), e suas atividades na instituição são realizadas no Laboratório de Arquiteturas Dedicadas - LAD.

Devido a grande necessidade de mão de obra qualificada no mercado o programa está selecionando novos integrantes para produção e desenvolvimento de CIs. Os candidatos oriundos dos cursos de Engenharia Elétrica e Ciências da Computação estão passando por um treinamento intensivo, as próximas etapas são entrevista e seleção de currículos.

Em apenas 7 dias de divulgação, 85 alunos se inscreveram para disputar 10 vagas. Os candidatos estão passando por treinamento que começou na quinta-feira (11) e vai durar cerca de um mês com aulas duas vezes por semana no período noturno. Na ocasião os candidatos serão acompanhados por professores da UFCG e também por profissionais que já atuam na área de P&D de CIs. Os selecionados passarão ainda por um treinamento de layout ministrado pelo professor Elmar e a partir daí irão fazer parte do Brazil-IP. Contribuindo para a criação de uma indústria nacional de semicondutores.

Depois do sucesso alcançado com o desenvolvimento do chip MPEG4 – o mais complexo já desenvolvido por uma instituição brasileira - no âmbito da Rede Brazil IP, a equipe da UFCG atualmente está trabalhando no projeto de Verificação de Identidade Vocal (SPVR). Este projeto promete fazer tanto sucesso quanto o MPEG4 já que o nível de complexidade também é altíssimo.

(Eufrásia Ribeiro - Assessora de Imprensa do LAD/UFCG)

Data: 12/03/2010