Professor da UFCG é agraciado pela Ordem Nacional de Mérito Científico

Concessão de honraria deve-se às relevantes contribuições do pesquisador à Ciência & Tecnologia

O professor Antonio Marcus Nogueira Lima, da Unidade Acadêmica de Engenharia Elétrica, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), foi um dos três pesquisadores da área de Ciências da Engenharia agraciados nacionalmente pela Ordem Nacional de Mérito Científico, na classe de comendador. O decreto foi publicado no Diário Oficial da União, no último dia 4 de março, pelo presidente da República.

A Ordem Nacional do Mérito Científico foi instituída em 1993, pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, e premia personalidades nacionais e estrangeiras que se distinguiram por relevantes contribuições à Ciência & Tecnologia.

Para o pesquisador, receber um título como esse é muito gratificante. “Significa que o trabalho que eu estou desenvolvendo está sendo reconhecido pelos meus pares, uma vez que essa indicação parte de um comitê técnico. Também é bom para UFCG, que projeta seu nome nacionalmente pelo nível de excelência acadêmica das pesquisas realizadas aqui”, comemora.

A entrega das insígnias e dos diplomas será feita em ato solene presidido pelo Presidente da República ou pelo Ministro da Ciência e Tecnologia, em data a ser definida. À universidade, será outorgada a Medalha Nacional do Mérito Científico.

Doutor em Engenharia Elétrica, o professor Antônio Marcus carrega em seu currículo uma extensa produção científica, entre artigos publicados em periódicos, organização e publicação de livros, artigos e trabalhos publicados em anais de congressos. Suas pesquisas são ligadas às áreas de máquinas elétricas e acionamentos elétricos, instrumentação eletrônica, sistemas de controle, identificação de sistemas, sistemas embarcados e robótica.

(Gloriquele Mendes – Ascom/UFCG)

Data: 16/03/2010