Professores da UFCG darão palestra em evento realizado em São Paulo

O Plastshow é um evento tecnológico que apresenta o que há de mais moderno na transformação do plástico

Dois professores da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) foram convidados para participar como palestrantes do V Plastshow 2010. O evento, que será realizado de 6 a 10 de abril, em São Paulo, é uma exposição do que há de mais avançado nas tecnologias de transformação de plásticos e visa apresentar soluções que auxiliem e resolvam problemas do dia-a-dia.

Na ocasião, os professores doutores Marcelo Silveira Rabello e Laura Hecker de Carvalho, ambos da Unidade de Engenharia de Materiais do Centro de Ciência e Tecnologia da UFCG, falarão dos projetos desenvolvidos por eles na universidade.

Marcelo Rabello abordará em sua palestra a “Falha prematura do PET por ação simultânea de stress cracking e ataque químico”. O trabalho é resultado de uma linha de pesquisa que foi iniciada em 1996 sobre a durabilidade dos materiais plásticos.

“É sabido que o desempenho desses tipos de materiais muitas vezes está aquém das expectativas dos consumidores e da sociedade. Dentre as várias causas para o baixo desempenho cita-se: seleção inadequada do material, fabricação defeituosa e fatores ambientais envolvidos”, explica o professor.

Ele esclarece ainda que a pesquisa realizada analisa a ação do ambiente sobre o matéria. “Stress cracking é um tipo de falha que ocorre em peças que entram em contato com determinados tipos de agentes químicos. Por exemplo, um fluido lubrificante atuando no compartimento de motor de um automóvel pode provocar trincas em determinadas peças plásticas. Isso é o tal do ´stress cracking´, que corresponde a quase 25% das falhas dos plásticos em serviço”, disse. “Esse tipo de estudo é de grande valia na previsão de vida útil dos materiais poliméricos e na prevenção de falha”, complementa.

A outra participante, Laura Hecker, proferirá duas palestras que são resultados de pesquisas de mestrado e de doutorado, orientadas por ela no Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais da UFCG, sobre estudos feitos com fibra de sisal e argila bentonita.

“As principais contribuições das pesquisas desenvolvidas estão centradas no desenvolvimento de tecnologia nacional, purificação e organofilização da argila, e no aproveitamento de recursos naturais de importância comercial no Nordeste brasileiro e na Paraíba, a exemplo do sisal e da argila bentonita”, afirma a pesquisadora.

Para ela, participar do Plastshow é uma forma de divulgar entre industriais, produtores de matérias primas e equipamentos, os resultados dos trabalhos desenvolvidos na universidade. “Normalmente, a academia apresenta e discute seus trabalhos entre seus pares. Esta é uma oportunidade única de expormos nossas idéias, resultados e potencialidades a outro público, voltado às necessidades e interesses do mercado”, enfatizou.

(Gloriquele Mendes – Ascom/UFCG)

Data: 15/03/2010