Posto de Médico da UFCG sedia campanha de doação de medula óssea

Campanha teve a colaboração de centenas de funcionários e estudantes da universidade

Durante toda esta terça-feira, 16, centenas de alunos, funcionários e pessoas da comunidade em geral compareceram ao Posto Médico da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), para participar de uma campanha de doação de medula óssea, em benefício do funcionário da Caixa Econômica Federal, Saulo Maia, que necessita urgentemente de um transplante.

Segundo a aluna de mestrado da UFCG, Maria Zilda Albuquerque, que é parente do paciente, o principal objetivo é conseguir doadores compatíveis, visto que testes foram feitos com os familiares e nenhum foi considerado compatível.

Ela ainda fez questão de destacar que a campanha também servirá para uma ajudar outros portadores de doenças no sangue que também esperam um transplante, pois a coleta está sendo feita pelo Hemocentro de Campina Grande e, consequentemente, ajudará a aumentar o número de doadores de medula óssea cadastrados na Paraíba.

De acordo com Maria Zilda, que coordenava os trabalhos nas três primeiras horas da campanha, cerca de 300 pessoas já haviam passado pelo Posto Médico e colaborado, doando uma pequena quantidade de sangue para realização dos exames de compatibilidade. “Esperamos continuar contando com o apoio dos funcionários e estudantes da UFCG e da comunidade em geral, para atingir nossa meta que é realizar mais de mil coletas no dia de hoje”, destacou.

Além da atividade de coleta de sangue, feita por uma equipe de profissionais do Hemocentro, diversos voluntários realizaram um trabalho de divulgação e esclarecimento junto à comunidade acadêmica sobre a importância dessa doação.

A campanha deve continuar nos próximos dias nos seguintes locais: quinta-feira (18), no Mercado Público das Malvinas; sábado (20), no Ginásio de Esportes Plínio Lemos, no bairro José Pinheiro; e na segunda-feira (22), no Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Bodocongó. A coleta também está sendo realizada de segunda a sexta, no Hemocentro, localizado no bairro do Catolé.

Doação Vital

A medula óssea é um tecido líquido, que ocupa a cavidade dos ossos e produz os componentes do sangue. Quando acontece a produção anormal de células sanguíneas, é preciso fazer um transplante para substituir essa medula. O transplante é a esperança de cura para portadores de leucemia e outras doenças do sangue.

Conforme informação do Ministério da Saúde, a desinformação tem evitado que muitas pessoas se tornem doadoras e ajudem a salvar vidas. Atualmente, o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME) possui apenas cerca de um milhão e trezentos mil de doadores cadastrados, enquanto, que pela realidade da população brasileira, esse número deveria ultrapassar os onze milhões.

Para realização do transplante é preciso que haja compatibilidade entre as medulas do doador e do receptor, entretanto, a chance de encontrar uma medula compatível com a medula do receptor fora do círculo familiar é de 1 para 100 mil, daí a importância da expansão do cadastro de doadores.

Todas as pessoas na faixa etária entre 18 e 55 anos e que estejam gozando de boa saúde podem se tornar doadoras, para isso basta se dirigir ao Hemocentro ou Hemonúcleo mais próximo fazer seu cadastro e em seguida doar cerca de 5 ml de sangue para realização dos exames de compatibilidade.

(Aluska Araújo - Ascom/UFCG)

Data: 16/03/2010