topo_cabecalho
Professores da UFCG publicam livro sobre o uso de materiais reciclados na construção civil

Foram produzidos 200 exemplares que serão distribuídos entre bibliotecas e instituições de ensino

 

O reaproveitamento de materiais tem sido um tema bastante recorrente no mundo contemporâneo. Pensando em contribuir e mostrar alternativas que viabilizem a reutilização desses resíduos, quatro professores da Universidade Federal de Campina Grande, publicaram em fevereiro deste ano, o livro Resíduos Industriais na Construção de Habitação de Interesse Social.

 

A publicação tem como autores os professores Gelmires de Araújo Neves, Heber Carlos Ferreira , ambos da Unidade Acadêmica de Engenharia de Materiais e José Wallace Barbosa do Nascimento e Antonio Farias Leal, professores da Unidade Acadêmica de Engenharia Agrícola. Prefaciado pelo pró-reitor de pós-graduação da UFCG, professor Rômulo Feitosa Navarro, o livro está dividido em seis capítulos e trata da reciclagem de diversos resíduos industriais visando sua utilização na construção de civil, a exemplo da construção de habitações de baixo custo.

 

Um dos materiais citados no livro é o caulim. O material é bastante utilizado na Paraíba e gera uma grande produção de resíduos. No livro, apresenta-se sua viabilidade como matéria-prima alternativa secundária para a produção de blocos de concretos para alvenaria de vedação. Outros materiais, como o granito, EVA e SBS também são citados como alternativas para reutilização na construção civil.

 

A obra é uma publicação da UFCG em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e traz contribuições dos professores Romualdo Rodrigues Menezes, Elisangela Pereira da Silva, Normando Perazzo Barbosa e Heber Sivini Ferreira.

 

Inicialmente foram produzidos 200 exemplares que serão distribuídos entre as bibliotecas e instituições de ensino. Quem tiver interesse em adquirir um exemplar pode entrar em contato com os professores Gelmires de Araújo e Heber Ferreira, através do telefone (83) 3310.1182 ramal 21 ou 36.

 

(Gloriquele Mendes – Ascom/UFCG)


Data: 17/03/2010