UFCG inaugura campus de Sumé nesta sexta-feira

Solenidade tem início às 17h e contará com a presença de várias autoridades

A Universidade Federal de Campina Grande inaugura nesta sexta-feira, 19, às 17h, as instalações do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA), campus de Sumé. Ainda como parte da programação festiva de inauguração, a Secretaria de Recursos Humanos da UFCG, dará posse a 30 novos professores do centro.

A área construída do novo campus compreende mais de 1.300 m², constituindo uma Central de Aulas composta de quatro salas com capacidade para cerca de 50 alunos cada e um auditório para 140 pessoas, a Direção de Centro, o prédio das Unidades Acadêmicas de Educação do Campo e de Tecnologia do Desenvolvimento Sustentável e suas respectivas coordenações de cursos, o Laboratório de Informática, uma Sala de Leitura e a Cantina. Ainda serão entregues parte da pavimentação e da iluminação externa do campus.

Participam da solenidade de inauguração o reitor da UFCG, Thompson Mariz, o diretor do CDSA, Márcio Caniello, o prefeito de Sumé, Francisco Duarte da Silva Neto e o governador da Paraíba, José Maranhão, professores, técnicos-administrativos e estudantes da Instituição, além de autoridades locais e estaduais e representantes da sociedade civil organizada.

“O campus de Sumé é um marco importante para o desenvolvimento do Cariri paraibano. É a concretização de um sonho, compartilhado com o povo caririzeiro, que tanto esperou por esse novo polo de educação que será responsável pela formação de profissionais capacitados para atuação no semiárido e responsáveis pelo desenvolvimento da região”, disse o diretor, Márcio Caniello.

O centro oferece os cursos de Licenciatura em Educação do Campo, Licenciatura em Ciências Sociais, Superior de Tecnologia em Gestão Pública, Engenharia de Biossistemas, Engenharia de Biotecnologia e Bioprocessos, Engenharia de Produção e Superior de Tecnologia em Agroecologia.

CDSA

O Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) foi criado no âmbito do Plano de Expansão Institucional da UFCG (PLANEXP), elaborado com o objetivo de democratizar o acesso à Universidade, contribuindo para a consecução das metas do Plano Nacional de Educação, especialmente a ampliação do contingente de jovens de 18 a 24 anos no ensino superior.

Além do propósito imediato de possibilitar a inúmeros jovens o direito a uma formação profissional de nível superior pública de qualidade, a inserção da UFCG no Cariri Paraibano tem como objetivo contribuir para a construção de um novo paradigma científico-tecnológico para o desenvolvimento sustentável do semiárido, abrindo novas perspectivas econômicas, produtivas e educacionais para o seu povo e para a população que habita o Bioma Caatinga como um todo.

Destinado a oferecer educação superior pública prioritariamente à população residente no semiárido brasileiro – a que apresenta os menores IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) e IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) do país – e especialmente aos povos do campo, o CDSA/UFCG irá desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão em duas áreas do conhecimento científico fundamentais para o desenvolvimento sustentável destas populações: a tecnologia e a educação.

A tecnologia voltada para o desenvolvimento e revitalização das potencialidades econômicas do semiárido brasileiro, considerando suas vulnerabilidades naturais, seus processos produtivos e suas dramáticas contradições socioeconômicas.

A educação, que é a base do desenvolvimento humano em qualquer circunstância e que para os povos do campo e do semiárido do Brasil é dramaticamente precária, seja em termos numéricos, seja em termos de qualidade, seja em termos de adequação pedagógica. “Neste sentido o CDSA estará envolvido em duas frentes: a formação de professores para a educação do campo e a capacitação de profissionais para o desenvolvimento e gestão de projetos no âmbito das políticas públicas e do setor produtivo”, destaca Márcio Caniello.

A estrutura acadêmico-administrativa do CDSA tem a seguinte constituição: Unidade Acadêmica de Educação do Campo (UAEDUC), que oferece os cursos de Licenciatura em Educação do Campo, Licenciatura em Ciências Sociais e Superior de Tecnologia em Gestão Pública; Unidade Acadêmica de Tecnologia do Desenvolvimento Sustentável (UATEC), disponibilizando os Cursos de Engenharia de Biossistemas, Engenharia de Biotecnologia e Bioprocessos, Engenharia de Produção e Superior de Tecnologia em Agroecologia.

(Rosenato Barreto - CDSA/UFCG)

Data: 18/03/2010