Programa de Iniciação à Docência abre inscrições na UFCG

Estão sendo oferecidas bolsas para alunos e professores no valor de R$ 350 e R$ 600, respectivamente

Encontram-se abertas até o dia 31 de março, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), as inscrições para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). No total, estão sendo oferecidas 65 bolsas no valor de R$ 350 para alunos dos cursos de Licenciatura da UFCG e sete bolsas de R$ 600, para professores supervisores da rede pública de ensino, vinculados às escolas conveniadas

As vagas para alunos estão distribuídas entre os seguintes cursos e campi: duas para Matemática (Campina Grande), uma para Física (Cuité), uma para Biologia (Cuité), vinte para Letras (Cajazeiras), vinte para Ciências Sociais (Sumé) e vinte para Educação do Campo (Sumé). Já para os professores, estão sendo oferecidas: uma vaga para Licenciatura em Física (Cuité), duas bolsas para professor de Letras (Cajazeiras), duas para graduado em Sociologia (Sumé) e mais duas para professor de Educação do Campo (Sumé)

Os interessados em concorrer a uma das vagas do curso de Matemática devem se inscrever na secretaria do curso na UFCG, em Campina Grande, nos horário das 8h às 11h, 14h às 17h e das 18h às 21h. As inscrições para os demais campi estão sendo realizadas nos setores de protocolo, das 8h às 20h.

No ato da inscrição, professores e alunos, deverão apresentar os seguintes documentos: ficha de inscrição, cópias da identidade, CPF, título de eleitor com comprovante de votação no último pleito eleitoral, histórico acadêmico atualizado, histórico escolar, comprovante de rendimento e carta de motivação elaborada pelo candidato, explicando os motivos que o levam a querer participar do projeto

Seleção

Para participar da seleção de bolsista, o aluno deverá ser proveniente da rede pública de ensino. Os outros critérios são: coeficiente de rendimento escolar, renda familiar per capita abaixo de um salário mínimo e meio e carta de motivação. Os professores também terão que se enquadrar em alguns requisitos, entre eles: comprovação do exercício do magistério, formação superior em curso correspondente à área de atuação do PIBID, participação em eventos na área de ensino e carta de motivação. O resultado final será divulgado no dia 05 de abril.

PIBID

O PIBID é um programa financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e proporciona a execução de projetos de iniciação à docência. O principal objetivo é iniciar alunos de licenciatura no universo escolar e preparar professores para atuarem na educação básica da rede pública de ensino.

Confira os editais

Edital n°1

Edital nº 2

(Gloriquele Mendes – Ascom/UFCG)