Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Bibliotecas da UFCG > Biblioteca Setorial do Campus de Cuité
Início do conteúdo da página

Biblioteca Setorial do Campus de Cuité

imagem sem descrição.

BIBLIOTECA JOSÉ DIAS DOS SANTOS (Zé de Luzia)

A Biblioteca tem efetiva participação na vida acadêmica de todos que fazem essa comunidade. Seus primórdios estão arraigados na sala de leitura com a qual iniciamos a disponibilização de leituras de materiais periódicos e do empréstimos de um acervo doado com 100 exemplares, todos da Editora Universitária da UFPB.

Desde seu princípio que a Biblioteca Zé de Luzia tem por finalidade permitir que seus usuários, e usuárias, possam dispor das informações de que necessitam, tanto para o construto de novos conhecimentos quanto apenas para o lazer e divertimento.

Tendo por base as novas tecnologias da informação e comunicação como insumos de uma nova sociedade, a que pauta-se na informação como fonte de poder, é de extrema importância o estabelecimento de um centro de informação, e também de cultura, que dê suporte aos seus usuários na busca constante de informação para novos conhecimentos, e nesta conjuntura é relevante o papel que a Biblioteca Zé de Luzia exerce perante a sua comunidade.

Portanto, desde o seu início, até os dias correntes, a Biblioteca Zé de Luzia tem como meta tangível, muito embora não quantitativa, o intermédio dos seus usuários e usuárias as informações de que necessitam para o efetivo exercício de sua aquisição de conhecimento para a constante inserção na cidadania, podendo, desta feita, contribuir para a sociedade circunvizinha ao nosso campus. Ainda mais durante o período pandêmico em que reinventou seus serviços e não deixou de continuar a atender as demandas de seus usuários, mesmo que de forma virtual.

A Biblioteca Zé de Luzia é um marco fundamentado na história da presença da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) no município de Cuité e região do Curimataú.
Não apenas por sua importância estrutural, arquitetônica, administrativa e educacional – informacional, mas principalmente por sua atuação junto à sociedade Cuiteense, parcerias com demais órgãos públicos, como Prefeitura Municipal de Cuité, Nova Palmeira, Picuí, sua atuação junto a ONG’s e o trabalho extensivo realizado junto com setores da sociedade civil.
Ainda sua atuação dentro do sistemoteca é relevante pelo fato de buscar o alinhamento ideal entre o que se tem de recursos com os que são necessários para o estabelecimento de um sistema que dignifique os profissionais que nele trabalham. Foi assim com as reuniões motivadas tanto em Cuité quanto em outras cidades, e assim é com a participação da mesma nas discussões alusivas ao trabalho, e ao fazer, bibliotecário dentro de nossa instituição.

O trabalho da Biblioteca Zé de Luzia não fica restrito às suas paredes, aos seus limites estruturais, quando realizamos um trabalho de extensão que envolve idosos, mototaxistas, motoristas de transporte escolar, entre outros, estamos indo além do esperado e superando todas as expectativas sociais para as quais à universidade deve ser servil.
Afinal, cidadania também é ter informação para melhorar à vida, às relações sociais e principalmente, melhor atuar junto aos demais para que se tenha uma sociedade mais justa, igualitária e harmoniosa possível.

DADOS ESTRUTURAIS

a) Estrutura física
     Térreo
          01 Hall de entrada
          01 Guarda – volume
          02 ambientes para banheiros
          01 ambiente de exposição
          01 ambiente para micro-computadores
          01 setor de empréstimo
          01 salão para o acervo
          01 espaço para leitura individual
          01 salão para leitura em grupo
          01 sala de reserva e periódicos
          01 sala de depósito

     Piso superior
          01 copa
          02 banheiros
          01 sala unificada para restauração, classificação, catalogação, compras e arquivo.

      Espaço ampliado
          Sala de estudo
          Sala de periódicos
          Cabines de estudo em grupo

       Sub-solo
           Auditório
           Arquivo setorial
           Sala de processamento do arquivo
           Salas de projetos de extensão

b) Acervo bibliográfico
Todo o acervo constante na Biblioteca Zé de Luzia é informatizado, tendo possibilidade de ser acessado via internet de qualquer local por meio do link acervo.biblioteca.ufcg.edu.br, ou por meio da página do centro de educação e saúde: www.ces.ufcg.edu.br/biblioteca.

O empréstimo também é informatizado, o discente ou docente, pode, por meio do mesmo link acima descrito, visualizar se o material de seu interesse está disponível para empréstimo ou não, e qual a data de devolução do mesmo.

Os materiais bibliográficos, e não bibliográficos, são protegidos por meio de sistema eletromagnético, o que dificulta as tentativas de furto, ou mesmo de saída ilícita de materiais da biblioteca.

Total de livros: 22.279
Total de títulos: 11.146

EQUIPE DA BIBLIOTECA:
Me. Jesiel Ferreira Gomes - Bibliotecário/Documentalista (CRB-15/256)
Antonio Dias - colaborador terceirizado
Francisca Rosa Guedes - colaboradora terceirizada
Gerveson Teixeira - colaborador terceirizado
Glandsnelly Dantas - colaboradora terceirizada
Islane Araújo - colaboradora terceirizada
Jessé Soares - colaborador terceirizado
José Ronaldo da Silva - colaborador terceirizado
Mirna Edkarla - colaboradora terceirizada
Nélia Roseani - colaboradora terceirizada
Roselania Costa - colaboradora terceirizada
Ubiracilda Rocha - ferista

CONTATOS:
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
83 3372-1900 Ramal: 1812
Instagram: @bibliotecacesufcg
Tik Tok: @bibliotecadoces
Facebook: josedeluzia


HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Segunda a quinta
07h30 às 21H30

Sexta
07h30 às 21h

 

CADASTRO DOS USUÁRIOS PARA PEGAR LIVROS EMPRESTADOS E ACESSAR O PORTAL PERIÓDICOS CAPES

Dispomos de sistema eletrônico para o gerenciamento do empréstimo dos livros de nosso acervo, sendo assim, clique e consulte como fazer o seu cadastro no sistema SABI.

Neste vídeo, ensinamos você a fazer o cadastro de sua ficha de leitor no Sistema de Automação de Bibliotecas (SABI) da UFCG, e indicamos soluções para possíveis dúvidas que possam surgir durante esse processo. Siga nosso Instagram: @bibliotecacesufcg
Roteiro: Marcos Lima e Paulo Henrique
Imagens, apresentação e edição: Marcos Lima


CADASTRO DE USUÁRIO EXTERNO SEI

Aprenda a realizar o seu cadastro como Usuário Externo para utilizar o Sistema Eletrônico de Informações (SEI). Através do SEI você poderá abrir processo solicitando à sua biblioteca serviços como "Declaração de Nada-Consta", "Depósito de Teses e Dissertações", bem como diversas demandas para outros órgãos da UFCG.

Apresentação, edição e imagens: Marcos Lima
Arte e Design: Paulo Henrique

- Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/biblioteca....
[ @biblioteca.ufcg ]

- Acesse também o nosso portal:
https://www.biblioteca.ufcg.edu.br

 

BIBLIOTECA VIRTUAL PEARSON

Tenha acesso a mais de 10 mil livros on line, 24 horas por dia, 07 dias por semana. Antes esteja cadastrado no SABI, veja acima como fazer o cadastro.

Acesse o link e veja como realizar o acesso a Biblioteca Virtual Pearson

https://biblioteca.ufcg.edu.br/biblioteca-virtual

registrado em:
Fim do conteúdo da página