INÍCIO Minicursos
 

Está publicado o Caderno de Resumos do II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura, o qual pode ser baixado através do link Caderno de Resumos, no menu Publicações. Até o dia 18 de novembro estará sendo publicado também o ANAIS do evento.

Minicursos Imprimir E-mail

MINICURSO 01 - A HISTÓRIA SOCIAL NO BRASIL: ESCRAVOS, OPERÁRIOS E CIDADES.
Prof.Dr. Luciano Mendonça de Lima - UFCG
Liélia Barbosa (Mestranda-PPGH/UFCG)
Hilmaria Xavier (Mestranda-PPGH/UFCG)

E-mail: snfdph.ppgh.mc01@gmail.com

EMENTA: Apesar das mudanças históricas e epistemológicas adversas das últimas décadas, a história social inglesa de inspiração marxista vem resistindo à ação do tempo, tendo transposto as barreiras nacionais, se constituindo hoje em uma influência mundial. No Brasil, o seu percurso político e historiográfico teve lá suas peculiaridades, desde que aqui aportou nos anos 1980 com desdobramentos até os dias que correm. Este mini curso tem o propósito de avaliar criticamente a recepção da história social em nosso país, com especial destaque para as temáticas da escravidão, do processo de formação da classe trabalhadora e das experiências urbanas brasileiras nos séculos XIX e XX.


MINICURSO 02 - CIDADES, CULTURAS E SENSIBILIDADES

Prof.Dr. Severino Cabral Filho
Maria Aparecida Barbosa de Figueiredo (Mestranda-PPGH/UFCG)

Bruno Rafael de Albuquerque Gaudêncio (UFCG)

E-mail: snfdph.ppgh.mc02@gmail.com

Ementa: As possibilidades metodológicas da apreensão e produção da história das cidades por meio de uma diversidade de indícios históricos fornecidos por imagens fotográficas e imagens literárias, a saber: materiais jornalísticos, escritos de memorialistas, processos judiciais, objetos e correspondências pessoais.


MINICURSO 03 - “DO RIO DE ASSIS AO RECIFE DE MÁRIO SETTE; DO SALVADOR DE AMADO À CAMPINA GRANDE DE CRISTINO PIMENTEL: CIDADES NAS LETRAS/DAS LETRAS"

Prof. Dr. Gervácio Batista Aranha

Ariosvalber de Souza Oliveira(Mestrando-PPGH/UFCG)

E-mail: snfdph.ppgh.mc03@gmail.com

EMENTA: O objetivo deste curso é analisar, com base no que podemos chamar de leituras cruzadas, os diálogos entre história e literatura com vistas ao enriquecimento das práticas pedagógicas e de pesquisa relativas ao estudo do urbano em seu vínculo com o moderno. Trata-se de demonstrar, de um lado, os lugares ocupados pela literatura, no plano da história acontecimental, como um importante bem cultural e estético para consumo urbano, e, do outro, a importância que tem assumido para a renovação das pesquisas em história urbana, como uma poderosa forma de expressão do mundo moderno. Enfim, recortada ao mesmo tempo como um bem estético e documental, a literatura, em seu cruzamento com estudos de problemáticas urbanas, será focalizada com base nos seguintes eixos: 1) uma reflexão sobre as fronteiras que aproximam e/ou distanciam história e literatura, a qual remete à tensa/densa relação entre escritura e mundo; 2) a recuperação de toda uma escritura da história da literatura no Brasil e no mundo, com destaque para sua recepção entre os citadinos; 3)  uma abordagem dos possíveis usos da literatura com vistas à renovação do ensino e da pesquisa em história urbana.


MINICURSO 04 - PALAVRAS DA CIDADE: A METODOLOGIA DA HISTÓRIA ORAL COMO SUPORTE PARA A CONSTRUÇÃO DA HISTÓRIA DAS CIDADES.
Prof.Dr. Antonio Clarindo Barbosa de Souza - UFCG
Pollyana Dantas(Mestranda-PPGH/UFCG)

E-mail: snfdph.ppgh.mc04@gmail.com

EMENTA: As cidades tem sido tema de inúmeras investigações em diferentes áreas do conhecimento: história, geografia, urbanismo, sociologia, antropologia, artes e mesmo a medicina, e entre as várias fontes utilizadas para se tentar apreender os sentidos múltiplos das cidades, aparecem com bastante pertinência os relatos orais de memórias. Por entender a importância desta fonte e suas possibilidades de usos na construção de representações sobre as cidades é que propomos este curso, no qual exploraremos as formas de construir o documento oral, as questões teóricas pertinentes à produção e ao uso dos documentos e trabalharemos exemplos de estudiosos que usaram este tipo de fonte em seus trabalhos.

 

MINICURSO 05 - SANTO AGOSTINHO: RECEPÇÕES CLÁSSICAS E BASES DO PENSAMENTO CRISTÃO NO OCIDENTE

Profa. Dra. Marinalva Vilar de Lima (PPGH/UFCG; PPGCS/UFCG);
Profa. Michelly Pereira de Sousa Cordão (Doutoranda PPGCS/UFCG);
Prof. Roberg Januário dos  Santos (Mestrando PPGH/UFCG).

E-mail: snfdph.ppgh.mc05@gmail.com

EMENTA: Entre 413 e 426 Santo Agostinho (Aurelius Augustinus) escreveu a obra que viria a gozar de enorme influência e recepção: DE CIVITATE DEI, que pode ser pensada em seu duplo fazer-se: tratado teológico e de filosofia da história. É uma obra que comporta as compreensões agostinianas do fim do mundo antigo; os usos que faz das leituras de obras clássicas; a defesa inconteste dos cristãos; e, dentre outros aspectos, a elaboração de uma temporalidade que dista daquela experienciada pela tradição latina. Para Santo Agostinho, além do tempo presente, aquele que existe sem contestações, há o pretérito, que “já não existe” e o futuro, que “ainda não existe”. De um lado, defende a existência do passado a partir do argumento de que se os fatos desse tempo foram narrados é porque existiram e foram vistos; de outro, argumenta sobre a existência do futuro. Vaticinando o futuro, é que Santo Agostinho constrói a idéia de uma “cidade celeste” ao se deparar em seu presente com uma “cidade terrena”, aos seus olhos depravada, por se constituir de vícios criados da relação entre os homens e um universo vasto de “falsas e enganadoras” divindades. Trata-se da Roma do séc. V, vista por Agostinho como a representação máxima do que era contrário à filosofia, que, então, era por ele edificada: o cristianismo. Neste sentido, Agostinho promove uma série de inversões de visões de autores clássicos, como Cícero, Tito Lívio e Platão para, com isso, dá sustentação aos seus argumentos. São estes aspectos que receberão ênfase neste minicurso.

 

MINICURSO 06 - GUERRA FRIA E ESPIONAGEM
Prof. Dr. Roberval Santiago da Silva
José Inácio Pimentel

E-mail: snfdph.ppgh.mc06@gmail.com
EMENTA: A Guerra Fria durou quarenta anos. Conceitualmente, as potências ocidentais venceram, porém, ninguém ainda se deu conta dos custos das vidas sacrificados. Desde o aparecimento das Primeiras Cidades, passando pelos dois grandes conflitos Mundiais do século e, mais recentemente as Guerras da Coréia e do Vietnã, seguido pelos gritos de liberdades ecoados e massacrados durante os Processos de Descolonização na Ásia em África, incluindo os ferrenhos Regimes das Ditaduras Militares Latino-Americanas, até a Queda do Muro de Berlim (1989), a Modernidade passou por momentos de profundas mudanças, enquanto o jogo de espionagem continuou fazendo o que sempre soube fazer, espionar. Oficialmente, como parte integrante da Política de Segurança de Estado muito bem descrita por Sun-Tzu (A Arte da Guerra), as Agências de Serviços Secretos, ampliaram seus horizontes tanto na Vigilância quanto na Coletar de informações sigilosas, dentro e fora das fronteiras nacionais. Por fim, o MINICURSO, Guerra Fria & Espionagem, propõe analisar as duplicidades da Segunda Profissão mais antiga do Mundo, a Espionagem. A proposta contará com uma análise bibliográfica de Compêndios Científicos, Relatos de Espiões, Literatura e Filmes do Gênero.

 

MINICURSO 07 - INTRODUÇÃO A PALEOGRAFIA E DIPLOMÁTICA
Ana Regina Berwanguer (UFRS)
Antônio César Caldas Pinheiro (PUC-GO)

E-mail: snfdph.ppgh.mc07@gmail.com
EMENTA: A proposta principal deste MINICURSO é estabelecer uma reflexão acerca das duas dimensões da paleografia: seu saber técnico, sua vinculação a erudição e pesquisa histórica. Objetiva também destacar a importância da compreensão da Diplomática, área disciplinar à Paleografia, e sua utilização na execução do Projeto Resgate Barão do Rio Branco, especialmente, nas técnicas de elaboração dos verbetes que constituíram os Catálogos do documentos avulsos das antigas capitanias da América Portuguesa. Documentos estes pertencentes ao Arquivo Histórico Ultramarino de Lisboa – Portugal e que vem subsidiando muitas pesquisas em todo o Brasil acerca de temáticas e sociabilidades da América Portuguesa.

 

MINICURSO 08 - HISTÓRIA E METODOLOGIAS CIENTÍFICAS
Prof. Dr. André Figueiredo Rodrigues

E-mail: snfdph.ppgh.mc08@gmail.com

EMENTA: Estudo das metodologias e técnicas do trabalho acadêmico em história, para citações, formatações, e etapas da elaboração de trabalhos, artigos, monografias, dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado: conceitos de plágio, citação, referência etc.

 

MINICURSO 09 - CORPO E CIDADE: VITRINES DO MODERNO E DO 'PÓS-MODERNO
Profa. Drª. Keila Queiroz e Silva
Rômulo Henrique Andrade Silva
Romerino de Souza Andrade.

E-mail: snfdph.ppgh.mc09@gmail.com

EMENTA: Corpos e sensibilidades citadinas na modernidade. Corpos e sensibilidades citadinas na “pós-modernidade". Revisão historiográfica sobre as cidades modernas e as cidades pós-modernas paraibanas. Por uma história do corpo.

 

MINICURSO 10 - IMAGENS E SUBJETIVIDADES NA ESCRITA DA HISTÓRIA
Profa. Dra. Regina Coelli Gomes Nascimento
Integrantes do Programa de Educação Tutorial do Curso de História da UFCG

E-mail: snfdph.ppgh.mc10@gmail.com

EMENTA: No presente minicurso objetivamos discutir questões metodológicas direcionadas para o tratamento das fontes na pesquisa historiográfica. Nesse sentido, pretendemos construir um espaço de diálogo numa perspectiva multidisciplinar, acerca das interfaces da pesquisa histórica com outros campos do saber, com a finalidade de pensar sobre o ofício do historiador na contemporaneidade.


 
Copyright © 2024 II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. Todos os direitos reservados.
Joomla! é um Software Livre com licença GNU/GPL v2.0.