Image1\ Image2\ Image3\

Fotos

Links Importantes

- UFCG
Portal da Universidade Federal de Campina Grande

- CH | UFCG
Site do Centro de Humanidades (CH) da UFCG

- PPGH | UFCG
Site do Programa de Pós-Graduação em História da UFCG

- Mnemosine Revista
A revista eletrônica do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da UFCG.

 

Curso sobre marximsmo e cristianismo acontece na UFCG essa semana

Atenção, abrir em uma nova janela. ImprimirE-mail

Ter, 24 de Fevereiro de 2015 00:29

minicursoO Programa de Pós-Graduaçaõ em Ciências Sociais da UFCG realziará esta semana um minicurso que terá coo tema Marxismo e Cristianismo. A atividade acontecerá nos dias 25 e 26 de fevereiro de 2015 - 18:30 às 21 horas , na Sala 204 do Prédio Novo do Centro de Humanidades.
O minicurso será ministrado pelo Prof. Dr. Romero Venâncio, da Universidade Federal de Sergipe (UFS) - Centro de Estudos Marxistas de Sergipe.
 

Você trabalha com história oral ou quer saber mais sobre essa metodologia?

Atenção, abrir em uma nova janela. ImprimirE-mail

Ter, 24 de Fevereiro de 2015 00:13

Confira a revista de História Oral da Associação Brasileira de História Oral.
Há diversos dossiês sobre ética e história oral, memória, trabalho, questões teóricas e metodológicas, patrimônio, gênero, democracia, política, natureza, diversidade étnica, entre outros temas.
Os textos podem ser baixados em pdf.
Veja no site: http://revista.historiaoral.org.br/index.php?journal=rho&;page=issue&op=archive

Obs: se ao clicar o link não te direcionar para o site, copie o endereço e cole no seu navegador que o problema será resolvido.
 

Feliz natal! Feliz 2015!

Atenção, abrir em uma nova janela. ImprimirE-mail

Qui, 25 de Dezembro de 2014 13:14

Desejamos um feliz natal para tod@s aqueles/as que estiveram conosco durante todo o ano de 2014.
Foram muitas parcerias, múltiplos encontros e diversos aprendizados. Que 2015 seja um ano de novos desafios, conquistas e sonhos a realizar. Que em 2015 possamos reforçar a nossa capacidade de sonhar, pois são os sonhos que nos mobilizam, alimentam a inquietude do pensamento e da ação, estimulando a transformação das nossas trajetórias a cada novo dia.
O PET História deseja um feliz natal e próspero ano novo para todos os nossos parceir@s e amig@s.
   

Dica de leitura: Revista História Viva

Atenção, abrir em uma nova janela. ImprimirE-mail

Sáb, 13 de Dezembro de 2014 15:30

história viva

A revista História Viva de dezembro já está nas bancas e na loja online. Confira estes e outros artigos e reportagens:

- DOSSIÊ HISTÓRIA & SAÚDE: Arlene A. B. Gazêta mostra como a necessidade de combater a varíola levou o Estado a estruturar os primeiros serviços de saúde pública no Brasil. Aleidys Hernández Tasco e Cristina de Campos revelam como a medicina nacional foi mais eficaz que a tecnologia da Fundação Rockefeller no combate à persistente febre amarela. Renato da Silva percorre o longo caminho dos cientistas na guerra contra o mosquito da malária e Oswaldo Porto Rocha, em texto clássico, recupera as memórias da Gripe Espanhola nas páginas de Pedro Nava e Nelson Rodrigues.

- PARCEIROS DO SINHOZINHO: As relações de poder reproduzidas nas brincadeiras entre filhos de cativos e de senhores.

- CONFLITOS EM TERRA SANTA: Desde 1948, um estado de guerra permanente entre israelenses e árabes e nenhuma solução à vista.

- ENTREVISTA: Alberto da Costa e Silva fala sobre a História da África e os equívocos do ensino sobre o continente no Brasil.

- O CÃO DE GUARDA DE NAPOLEÃO: Em suas aventuras no Egito, o imperador conhece o mameluco Rustam Raza, que se tornaria um exemplo de fidelidade.
 

Última palestra do ano!

Atenção, abrir em uma nova janela. ImprimirE-mail

Sáb, 13 de Dezembro de 2014 15:20

foto joabe
O Pet-História agradece a Joabe Aguiar por ministrar a palestra "As Festividades do centenário de Campina Grande - 1964", ocorrida no último 'Quintas às Quinze'. Anunciamos então que o ciclo de palestras de 2014 agora está, oficialmente, encerrado.
Também gostaríamos de agradecer a presença da senhora Maria Ida Steinmuller e do professor Josemir Camilo, representantes do IHCG - Instituto Histórico de Campina Grande, que proporcionaram a todos os presentes ótimos diálogos durante a palestra de Joabe.
   

III Mostra de Vídeos-Reportagens: Memórias de Campina Grande.

Atenção, abrir em uma nova janela. ImprimirE-mail

Qua, 26 de Novembro de 2014 20:13

1456786 725734467501128 4991956220661303356 n
O Programa de Educação Tutorial realizará em conjunto com professores da Unidade Acadêmica de História, integrantes do Instituto Histórico e Geográfico de Campina Grande e convidados, a III Mostra de Vídeos-Reportagens: Memórias de Campina Grande. A atividade tem como objetivo, a exposição de vídeos-reportagens que versem sobre a história do município campinense, e abrir diálogos entre os convidados para debater acerca das temáticas selecionadas. Neste ano, a históra de alguns bairros, a chegada do trem, Cine São José e o Instituto São Vicente de Paulo, serão alguns temas abordados.
O evento será realizado nos dias 27 e 28 de Novembro, no auditório do Centro de Humanidades, a partir das 18h30min.
   

Página 11 de 39

 

Acessar Área Interna

Curta nossa página!