Image1\ Image2\ Image3\

Oficina ENEM 2012 - Fotografias

Atenção, abrir em uma nova janela. ImprimirE-mail

O grupo PET-História realizou entre os dias 29/10 e 01/11 a oficina "ENEM: Ciências Humanas e suas tecnologias", que contou com a participação de estudantes da rede pública e particular de ensino da cidade de Campina Grande.
Registramos os encontros com algumas fotografias e partilhamos aqui alguns dos momentos que fizeram parte desse processo.

i38

Durante a exposição e debate das temáticas relacionadas a cada uma das cinco competências do ENEM o grupo de facilitadores buscou desenvolver aulas dialogadas. Desse modo, os participantes puderam interagir com os petianos e trocar experiências, saberes, visões de mundo e críticas sobre os próprios conteúdos que estavam sendo debatidos durante as oficinas.

100 8344

No último dia de trabalho contamos com a participação de Thayse Kelly Barbosa da Silva e Samyra Ferreira Ramos Rodrigues, estudantes de graduação em Letras na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), que ministraram uma aula sobre a "Redação no ENEM" de foma interativa, bem humorada, envolvente e esclarecedora que estimulou a participação do público.

i15

Cada oficina foi facilitada por um grupo de três petianos ou mesmo por uma dupla.
As competências foram trabalhadas através de temáticas e aspectos apontados pela "Matriz de Referências para o ENEM". Cada oficina trabalhou ainda questões usadas em provas anteriores, de modo que facilitasse para os estudantes a relação entre os conceitos e os temas tratados com as as competências e as habilidades exigidas no exame.

100 8341

No último dia de atividades contamos com a participação da professora Lorena Bandeira da Silva, do curso de Psicologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), que facilitou e desenvolveu junto com o estudante Hallysson Alves Bezerra a oficina "Bem-estar e equilíbrio físico e emocional".

imagem mod

A partir desta atividade, que também foi desenvolvida na Escola Estadual Raul Córdula durante o ano de 2012, o PET-História buscou contribuir para a formação dos estudantes que estão encerrando o ciclo do ensino médio e estimular neles a construção do conhecimento de forma humanizada, crítica e analítica, bem como favorecer um espaço de intercâmbio entre a universidade e a escola pública, principalmente.