Image1\ Image2\ Image3\

Apresentação de pesquisas em eventos no ano de 2012

Atenção, abrir em uma nova janela. ImprimirE-mail

foto na UFRPE Equipe PET, na UFRPE. Agosto de 2012.

Durante o ano de 2012 os integrantes do PET-História apresentaram artigos em difernetes eventos locais, regionais e nacionais. Com isso deram visibilidade as pesquisas desenvolvidas dentro do programa.
Veja abaixo uma relação dos eventos onde estivemos presente:

VII Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História e III Encontro Internacional de Ensino de História

UNICAMP, Campinas -SP, de 02 a 05 de julho de 2012.

Cenas de (des) ordem: práticas e saberes disciplinares em Campina Grande-Paraíba (1920-1940)

Autoria: Alexandro dos Santos, Elson da Silva Pereira Brasil, Ronyone Jerônimo e Regina Coelli Gomes do Nascimento.

Revista Evolução e o Movimento escolanovista na cidade de Campina Grande-Pb, década de 1930.

Autoria: Alexandro dos Santos, Elson da Silva Pereira Brasil, Regina Coelli Gomes do Nascimento e Ronyone Jerônimo.

XVII Encontro Nacional do Programa de Educação Tutorial (ENAPET)
UFMA, São Luís, de 22 a 27 de julho de 2012.

Enem e as Ciências Humanas: novas abordagens para se pensar o ensino de História.

Autoras: Emanoela de Lima Maracajá, Jaqueline Leandro Ferreira, Janaina Leandro Ferreira e Priscila Gusmão Andrade.

II Colóquio Nacional História Cultural e Sensibilidades

UFRN/CERES Caicó, de 20 a 23 de novembro de 2012.

Perfis Normalista: Discipliando o Magistério na década de 1930 em Campina Grande - PB.
Autoria: Elson da Silva Pereira Brasil.

A mão de Deus e o lugar do Homem: uma recepção de Santo Agostinho em Allan Kardec
Autoria: José dos Santos Costa Júnior e Marinalva Vilar de Lima

Revista Evolução: Arte e Cultura no Instituto Pedagógico.
Autoria: Ronyone de Araújo Jerônimo

Dizeres e saberes sobre o Instituto Pedagógico campinense na Revista Evolução.
Autoria: Paula Sonály de Lima

Educação 'gymnastica' e física no Instituto Pedagógico: um olhar a partir da Revista Evolução
Autoria: Alexandro dos Santos

A recepção do esquadrão da morte nos impressos campinenses na primeira metade dos anos 1980: "O Mão Banca Espalha o Terror"
Autoria: Jonathan Vilar dos Santos Leite

IV Encontro de História: História, Racismo e Religiosidades Negras
UFAL, Alagoas, de 23 a 26 de outubro de 2012.

Vou aprender a ler, para ensinar meus camaradas: a utilização da música como recurso didático nas aulas de História da África.

Autoria: Alexandro dos Santos e Elson Pereira da Silva Brasil.

Um mal que nos ameaça: discurso higienista e racismo na Revista Evolução – Campina Grande – PB, na década de 1930.

Autoria: Alexandro dos Santos e Elson Pereira da Silva Brasil.

III Colóquio Brasileiro de Educação na Sociedade Contemporânea
UFCG, Campina Grande - PB, de 21 a 24 de agosto de 2012.

A defesa do modelo escolanovista na Revista Evolução: Campina Grande - PB, na década de 1930.
Aurtoria: Elson da Silva Pereira Brasil.

Seminário PET Conexões de Saberes: Ensino, pesquisa e extensão - interfaces com a sociedade.
UFRPE, Recife - PE, de 24 a 26 de agosto de 2012.

Cidadania e Juventude: a busca por direitos e autonomia

Autoria: José dos Santos Costa Júnior, Raquel Silva Maciel e Regina Coelli Gomes do Nascimento.

IV Encontro de Administração de Campina Grande
Campina Grande – PB, de 13 a 15 de setembro de 2012.

Contando histórias quinta às quinze horas.

Autoria: Alexandro dos Santos, Elson da Silva Pereira Brasil, Emanoela de Lima Maracajá, Janaína dos Santos Maia, Janaína Leandro Ferreira, Jaqueline Leandro Ferreira, Jonathan Vilar dos Santos Leite, Paula Sonály Nascimento Lima, Paulo Roberto Souto Maior Júnior,, Priscila Gusmão Andrade, Raquel Silva Maciel, Ronyone Jerônimo, Silvânio de Souza Batista, Regina Coelli Gomes do Nascimento.