Image1\ Image2\ Image3\

Petiana apresenta artigo sobre ensino de religião no I CNEPRE

Atenção, abrir em uma nova janela. ImprimirE-mail

A petiana Paula Sonály Nascimento Lima apresentou, em parceria com Josefa Laís Barbosa de Santana, o artigo "A Cor da Cultura na Escola: Religião e Cultura Africana a partir de Contos Literários" no "I Congresso Nacional de Educação para as Relações Étnico-Raciais: Identidades e Alteridades" realizada na UFCG entre os dias 13 e 16 de maio de 2013.
O artigo foi produzido com a orientação da Profa. Dra. Juciene Ricarte Apolinário, docente da Unidade Acadêmica de História da UFCG.

Resumo: Este trabalho tem como objetivo debater a inserção do ensino da religião e da cultura africana na educação brasileira a partir de contos literários. Propomos então problematizar como a inclusão da cultura e a religião africana na educação básica no Brasil ajudam a construir uma identificação étnico-racial, dialogando com as diretrizes curriculares nacionais. Para tanto utilizaremos dois contos literários: “O presente de Ossanã” de Joel Rufino dos Santos e “O reizinho do congo” de Edmilson de Almeida Pereira que carregam traços da cultura africana (religião, escravidão, música etc.) demonstrando como estes podem corroborar na construção do ensino africano na educação básica nacional, entendendo nesta interdisciplinaridade (história/literatura) um caminho interessante e novos olhares para o ensino de história africana em sala de aula.

Veja outros resumos no site do congresso:

A Cor da Cultura na Escola: Religião e Cultura Africana a partir dos Contos Literários

Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE