Image1\ Image2\ Image3\

Participação no Simpósio Nacional de História da ANPUH

Atenção, abrir em uma nova janela. ImprimirE-mail

Minicurso História e Sensibilidade
Os petianos Alexandro dos Santos (à esquerda), Elson Brasil (ao centro) e Janaína Maia (à direita), acompanhados de Durval Muniz, Naiara Araújo, Rozeane Lima e Leonora Cavalcante. Todos participaram do minicurso "História e Sensibilidades", ministrado por Durval durante o Simpósio.

Entre os dias 22 e 26 de julho tivemos a oportunidade de participar do XXVII Simpósio Nacional de História: conhecimento histórico e diálogo social, realizado pela Associação Nacional dos Professores Universitários de História (ANPUH) na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal.

O grupo PET foi representado por cinco de seus integrantes: Alexandro dos Santos, Elson Brasil, Janaína Maia, José Júnior e Raquel Silva. Além destes, nossa tutora, a Profa. Dra. Regina Coelli Gomes Nascimento também participou do evento.
Nesta oportunidade os petianos puderam publicizar suas pesquisas individuais e aquelas provenientes de atividades de pesquisa coletiva desenvolvida junto ao PET História.
Durante uma semana os estudantes tiveram contato com pesquisadores e professores de todo o Brasil e este foi um momento de fazer contatos, alimentar relações, repensar as pesquisas e traçar novos caminhos.

“Para mim, ter participado do evento foi muito gratificante, aprendi muito. Achei muito legal a iniciativa da organização em disponibilizar espaços para apresentação dos graduandos. Considero que participar de um Simpósio da ANPUH é sempre uma experiência única, tendo em vista que convivemos com historiadores, pesquisas, objetos e teorias dos mais diversos e das mais diversas localidades”, afirma Elson Brasil, que apresentou resultados parciais de sua pesquisa no simpósio.

100 9466
O petiano José Júnior (ao centro) com os historiadores Eduardo Nunes Silveira Netto e Olga Brites após ter participado do minicurso "A pesquisa histórica da infância: fontes e métodos", promovido durante o Simpósio da ANPUH.

O simpósio foi composto por diversas atividades, incluindo conferências, mesas redondas, minicursos, palestras, etc., e assim os participantes tiveram a chance de participar de atividades que abordaram diferentes temáticas sobre a pesquisa histórica, considerando as diversas possibilidades teóricas e metodológicas, bem como trataram também da profissão do Historiador e seu significado na sociedade contemporânea.

feira de livros ANPUH
A semana também foi dedicada à compra de novos títulos para enriquecer as estantes e escrivaninhas dos estudantes. A feira de livros da ANPUH trouxe variados títulos e lançamentos interessantes durante o Simpósio.

Janaína Maia, também membro do PET História UFCG, afirma que participar do simpósio “[...]
foi uma experiência enriquecedora, pois além de termos tido contato com o que se está sendo produzido e  estudado no campo historiográfico, também pudemos contar com excelentes sugestões para a nossa pesquisa, quando apresentamos os nossos trabalhos”.

Raquel Silva e José Júnior apresentaram um artigo que foi resultado da Oficina de Leitura em Teoria da História, atividade de ensino realizada pelo PET. O artigo foi orientado pela Profa. Dra. Regina Coelli Gomes Nascimento, tutora do grupo, e problematizou as contribuições teóricas e historiográficas de dois autores estudados na oficina.
“Fomentar espaços de diálogo interdisciplinar, bem como favorecer a troca de experiências de pesquisa histórica foi, sem dúvida alguma, a principal contribuição do XXVII Simpósio de História promovido pela ANPUH. Foi uma oportunidade ímpar para que estudantes pudessem pensar suas prática de pesquisa, seus caminhos e opções teórico-metodológicas, bem como divulgar os resultados parciais de suas investigações”, destaca José Júnior.

Leonora Cavalcante, participante do PIBIC coordenado pela Profa Regina Coelli, aponta que para ela “[...] foi de grande valor esta participação em um evento de grande nome como é a ANPUH, para a área de História”. Segundo ela, o evento contribuiu fortemente para sua formação enquanto historiadora, tendo em vista as discussões que promoveu e os diálogos que propiciou durante uma semana.
O balanço final que pode ser feito é o de que o Simpósio significou, de modo geral, um espaço singular para o intercâmbio de saberes e o reconhecimento, por parte dos historiadores e estudantes, das mais recentes produções no campo da História. Novas pesquisas, olhares e diálogos puderam ser vivenciados durante o simpósio que certamente deixou como legado o estímulo à pesquisa e o comprometimento do profissional da História com a sociedade.