Image1\ Image2\ Image3\

PET encerrou minicurso em escola pública de Campina

Atenção, abrir em uma nova janela. ImprimirE-mail

Matéria: José Júnior e Raquel Maciel

Na última sexta-feira, dia 06 de setembro de 2013, encerramos o minicurso sobre metodologia científica que realizamos na escola estadual Dom Luis, no bairro das Malvinas, em Campina Grande.
Este minicurso foi oferecido para alunos do ensino fundamental com o objetivo de apresentar ferramentas e orientações básicas sobre a produção de conteúdos para a exposição em mostras pedagógicas e feiras de ciências destinadas aos alunos do ensino fundamental e médio.
Foram realizados dois encontros. O primeiro tematizou a elaboração de cartazes e, nesse sentido, foram discutidas algumas dicas iniciais sobre como produzir materiais dessa natureza como forma de apresentar resultados de pesquisas escolares sobre temas diversos. Buscando exercitar a criatividade e estimular a leitura sobre o próprio local onde moram os alunos, todos abordaram o bairro das Malvinas em seus cartazes. Para isso, foram dadas orientações sobre a utilização das imagens fotográficas, textos, legendas, cores e formas das letras, organização das informações de forma coerente e coesa, etc.
O segundo encontro foi iniciado com a apresentação dos cartazes produzidos no momento inicial do minicurso. Após esse momento, os petianos/as teceram comentários, apontando como foram articuladas as dicas do primeiro dia com a elaboração desse material. Em seguida, tratamos da utilização de slides para apresentação de trabalhos. Foram dadas dicas básicas sobre como proceder com o uso do power point, considerando suas ferramentas básicas para o uso de imagens, vídeos, fontes, cores, etc. Este momento foi coordenado pelos petianos/as Priscila Gusmão Andrade, Raquel Silva Maciel, Ronyone Araújo, Silvânio Batista, Valber Mendes, José Júnior e pela tutora Regina Coelli.
Confira, abaixo, alguns cliques do segundo e último encontro do minicurso "Metodologia científica: recontando a história do meu bairro".

dom luis 1

dom luis 2