Image1\ Image2\ Image3\

Bairro José Pinheiro foi tema do segundo dia da mostra de vídeos

Atenção, abrir em uma nova janela. ImprimirE-mail

O segundo dia de atividades da mostra de vídeos e reportagens sobre Campina Grande aconteceu no dia 26 de setembro, das 19hs às 21 hs, na Escola Estadual Nenzinha Cunha Lima, no bairro José Pinheiro.

Um pouco da história...

O bairro do José Pinheiro é um dos mais antigos e tradicionais da cidade de Campina Grande, surgiu no começo do século XX na zona leste quando a cidade começou a se expandir, especialmente na região então conhecida como “Região das Piabas”. Um dos seus personagens mais populares foi José Pinheiro que deu nome ao bairro, também chamado carinhosamente de “Zépa”. Este personagem se sobrepôs, inclusive, a outra componente de destaque daquele bairro pertencente à família Marinheira Agra. Com a expansão da cidade, especialmente na década de 1930 com as reformas do então prefeito Vergniaud Wanderley, e especialmente nos anos 40 quando a feira, mercado público da cidade, se mudou para a região leste, o bairro foi se condensando e se transformando no grande aglomerado humano, social e cultural que é hoje, um dos maiores bairro de Campina Grande, juntamente com o bairro das Malvinas.

Confira alguns cliques

zepa 2
Para os debates da noite foram convidados o Sr. Aguinaldo Batista (líder comunitário),
o Prof. Benjamin Montenegro (História/UFCG) e o historiador Suênio Lopes.
A coordenação da mesa ficou por conta do petiano José Júnior.

zepa 1
Estudantes do ensino médio e professores da escola Nenzinha Cunha Lima estiveram
presentes no auditório da escola, ouvindo os relatos e as memórias sobre a história do bairro.

zepa 3

zepa 6

Agradecemos à Profa Rita de Cássia e a todos os alunos e professores da escola que nos acolheram e ajudaram que a mostra pudesse ser realizada.
Obrigado pela parceria, disponibillidade e acolhimento com a proposta e com o nosso grupo.