Image1\ Image2\ Image3\

Mostra de vídeos e reportagens: memória de Campina Grande (2014)

Atenção, abrir em uma nova janela. ImprimirE-mail

Nos dias 27 e 28 de novembro de 2014 tivemos a oportunidade de realizar a III Mostra de Vídeos/Reportagens Memória de Campina Grande - PB contando com a participação de professores, pesquisadores, estudantes e lideranças comunitárias de bairros de Campina Grande.
Este ano, especialmente, a cidade vivia um momento especial de comemoração dos 150 anos de emancipação.
A mostra tem o objetivo de dar visibilidade aos diferentes saberes que tomam a história da cidade de Campina Grande como objeto, sejam estes saberes produzidos na academia ou fora dela. Neste sentido, pensando a partir da percepção de uma cultura histórica local destaca-se a pluralidade de linguagens que lançam mão da memória para contar as histórias de personagens da cidade, de acontecimentos que marcaram época e ainda frisando as transformações no espaço urbano, a construção dos bairros, os movimentos sociais de habitação e moradia, etc. Os historiadores são convidados, neste espaço, a problematizar a memória e a dialogar com diferentes modos de contar histórias e lidar com o passado seja do ponto de vista pedagógico, considerando-se os aprendizados e mudanças que ele significou, seja ainda do ponto de vista das condições que tornam estas narrativas possíveis através de diferentes meios de comunicação.
Durante os dois dias de atividade foram realizadas exposições de vídeos e reportagens sobre a cidade. No dia 27/11 foi realizada a primeira sessão da III Mostra de vídeos/reportagens: Memórias de Campina Grande, na ocasião foram exibidos vídeos sobre alguns dos espaços, festejos e acontecimentos políticos campinenses. Nesse momento contamos com a presença do Prof. Dr. Josemir Camilo Melo (Sócio fundador do Instituto Histórico de Campina Grande), Vicente de José Gouveia (Representante do bairro de Bodocongó), Profa. Dra. Silêde Leila Cavalcanti (UAHIS\UFCG) e do Prof. Dr. Luciano Queiroz (UAHIS\UFCG).
No dia 28/11 contando com a presença do Prof. Dr. José Benjamim Montenegro (UAHIS/UFCG), Prof. Dr. Luciano Mendonça (UAHIS/UFCG), Prof. Suênio Borges Santos e Prof. Dr. Gervácio Batista Aranha (UAHIS/UFCG). Nesse segundo momento da realização da mostra, foram tecidas considerações em torno das memórias sobre o bairro de José Pinheiro, o Cine São José e a chegada do trem em Campina Grande.
Agradecemos imensamente a todos/as que participaram da nossa atividade e esperamos contar com novas parceiras para o ano de 2015.
Confira algumas fotos da III mostra.

foto 18
A mostra é um espaço de intercâmbio entre sociedade e universidade. Busca-se problematizar e conversar sobre diferentes formas de contar a história da cidade através de diferentes linguagens.

foto 12
Participaram da mostra de vídeos e reportagens estudantes de graduação e pós-graduação da UFCG, UEPB, além de professores.

foto 20
Luciano Queiroz é professor do Departamento de História da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Sua fala tematizou a festa junina de Campina Grande e as transformações que ela provocou na cidade a partir das ações de incentivo à cultura popular local.

foto 21
Silêde Leila Cavalcanti é professora do Departamento de História da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Em sua tese de doutorado abordou a história do envelhecimento em Campina Grande através da instituição asilar São Vicente de Paula.

foto 14
Professor Josemir Camilo de Melo é sócio fundador do Instituto Histórico de Campina Grande (IHCG) e professor do Departamento de História da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

foto 3
Suênio Lopes é historiador formado pela UFCG. Em sua monografia tematizou a história do bairro José Pinheiro.

foto 15
O Sr. Vicente José de Gouveia falando sobre a experiência de militância política junto a Sociedade de Amigos do Bairro(SAB) de Bodocongó.

foto 9
Professor Gervácio Batista Aranha comentando sobre o processo de modernização da cidade a partir de dados da sua pesquisa de doutorado sobre as mudanças ocasionadas pela chegada do trem em 1907.

foto 8
Luciano Mendonça de Lima é professor do Departamento de História da Universidade Federal de Campina Grande e participou da segunda sessão da mostra e junto com o professor Gervácio Aranha teceu considerações sobre o cinema em Campina Grande na segnda metade do século XX e a formação de alguns bairros na cidade.

foto 6
José Benjamin Montenegro é professor do Departamento de História da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), onde tem orientado trabalhos sobre a história da cidade. Na segunda sessão da mostra ele falou sobre a história do bairro José Pinheiro.