Image1\ Image2\ Image3\

O que é PET?

Atenção, abrir em uma nova janela. ImprimirE-mail

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL

O Programa de Educação Tutorial (PET) foi criado para apoiar atividades acadêmicas que integram ensino, pesquisa e extensão. Formado por grupos tutoriais de aprendizagem, o PET propicia aos alunos participantes, sob a orientação de um tutor, a realização de atividades extracurriculares que complementem a formação acadêmica do estudante e atendam às necessidades do próprio curso de graduação. O estudante e o professor tutor recebem apoio financeiro de acordo com a Política Nacional de Iniciação Científica.

Este programa foi criado em 1979 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e era denominado Programa Especial de Treinamento. No final de 1999 foi transferido para a Secretaria de Educação Superior (SESu) do Ministério da Educação, ficando a sua gestão sob a responsabilidade do Departamento de Modernização e Programas da Educação Superior – DEPEM. Em 2004 o PET passou a ser identificado como Programa de Educação Tutorial.

Links:

Site do PET no Portal MEC

Manual de Orientações Básicas (2006)

PET HISTÓRIA UFCG - NOSSA HISTÓRIA

Em outubro de 2009 foi aprovada a criação do PET História da UFCG através do projeto enviado pela professora Regina Coelli Gomes Nascimento. A proposta do grupo está direcionada para aperfeiçoar a formação acadêmcia dos estudandes a partir do desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extesão. Os principais resultados alcançados até o momento são: a fixação dos estudantes na graduação; a realização de estudos relacionados à pequisa e ao ensino de História; a ampliação da percepção do trabalho coletivo e da capacidade de interação construída entre os integrantes; a instauração de mecanismos de disseminação dos conhecimentos construídos no âmbito do grupo e a inserção dos estudantes no mercado de trabalho e em programas de pós-graduação.