Oficina sobre movimentos e instituições sociais no dia 22 de maio

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mãos do brasil
O Programa de Educação Tutorial de História da UFCG tem realizado semanalmente oficinas sobre o ENEM na Escola Raul Córdula, das 14h e às 16hs, onde temos contado com a participação de estudantes do 3º ano do ensino médio.

A oficina da próxima terça, dia 22 de maio, abordará a terceira competência presente na Matriz de Competências e Habilidades do Ensino Médio que visa “Compreender a produção e o papel das instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais”.

A atividade será coordenada por uma equipe de facilitadores composta por cinco integrantes do PET. Nela serão postas em debate temáticas e acontecimentos históricos relacionados diretamente com a competência e, com isso, provocaremos discussões sobre fatos como a Revolta da Vacina e o Movimento Caras-Pintadas, buscando pensar em que medida esses momentos podem ser compreendidos como circunstâncias em que a sociedade brasileira passou por situações de conflito envolvendo diferentes atores sociais e quais mudanças esses acontecimentos provocaram.

Buscando traçar um panorama do cenário nacional e local estimularemos ainda a reflexão acerca da frequência, tipos e formas de mobilização e reivindicação política presente no Brasil do século XXI. Quais têm sido as nossas necessidades coletivas? Como o Estado, enquanto agente responsável pela promoção de políticas públicas tem efetivado seu papel? Quais as mudanças necessárias para as instituições tradicionalmente constituídas como a Igreja, a Família e o próprio Estado? De que maneira a sociedade tem cobrado e buscado melhorias? Estas são algumas das questões que de forma direta e/ou indireta trataremos na oficina desta semana.

Entendemos que tratar da formação, manutenção e modificação das diferentes instituições sociais se torna relevante tendo em vista a importante contribuição delas na fabricação do modelo de sociedade em que vivemos. É importante também notar quais as influências destas instituições e quais modelos (de relação social, de aprendizagem, de organização, etc.) herdamos delas, percebendo em que medida estes podem ser modificados, readaptadas ou ainda podem dar lugar a outras formas de pensamento, atuação e organização da sociedade na qual estamos inseridos.