Apresentação

O Programa de pós-graduação em História da UFCG foi criado em fins de 2006. Com área de Concentração em História, Cultura  e Sociedade, o PPGH está organizado em três linhas de pesquisa: 1 – Cultura e Cidades; 2 – Cultura, Poder e Identidades; 3 – História Cultural dos Espaços Educativos. 

A Linha Cultura e Cidade busca aproximar as pesquisas e trabalhos que tenham como centro de seus interesses a cidade e suas interfaces. Neste sentido, três aspectos dos estudos sobre a cidade aproximam os seus componentes: as mudanças culturais, as tramas e práticas político-econômicas e as relações e conflitos sociais. A linha Cultura, Poder e Identidades reúne pesquisadores preocupados com a problemática cultural em sua interface com as relações de poder e a questão das identidades/alteridades, a partir de aspectos como: a preocupação em estudar as culturas do povo para além da dicotomia erudito/popular e com vistas à apreensão de que as tensões e/ou conflitos sociais devem ser pensados especialmente em termos simbólicos; as práticas e representações recortadas do cotidiano do mundo social; estudo dos significados simbólicos inscritos nas ações e no pensamento dos homens e mulheres e sua leitura como um texto. A linha História Culturas dos Espaços Educativos se organiza em torno de investigações sobre a história cultural das práticas educativas e das sociabilidades, com o objetivo de pesquisar campos temáticos como: cultura escolar e escolarização, formação, prática e discursos profissionais, bem como espaços/lugares de produção de práticas e de discursos e de identidades, a exemplo dos hospitais, seminários teológicos, instituições de pesquisa, organizações voluntárias e filantrópicas, associações profissionais e sociedades científicas, instituições de cuidado e disciplina e a produção de sujeitos.

CORPO DOCENTE

 O PPGH é formado por 24 docentes, dos quais 20 são permanentes e quatro (04) são colaboradores. O corpo docente é vinculado, institucionalmente, às Unidades Acadêmicas de História (15 docentes), Educação (01 docente, mas com formação na área de História), Geografia (2 docentes), Sociologia (01 docente), Educação – UFPE (01 docente, com formação na área de História), Educação (UFPB), Ciências da Religião (UFPB) e Faculdade de História da USP (01 docente). 

Coordenador:

Iranilson Buriti de Oliveira