INSCRIÇÃO E SELEÇÃO Imprimir E-mail

:: Seleção 2014 - EDITAL DE SELEÇÃO :: 

 

(Edital em PDF)

 

OBJETIVOS DO PROGRAMA 

 

O Programa de Pós-Graduação em História – Cultura e Sociedade, da Universidade Federal de Campina Grande, tem como objetivo a formação, no âmbito das ciências humanas e sociais, em nível de Mestrado, de recursos humanos capacitados para o desenvolvimento de pesquisas na área de história, cultura e sociedade, bem como o exercício do magistério em cursos de graduação e pós-graduação.

 

LINHAS DE PESQUISA

 

 1. Cultura e Cidades. Busca aproximar as pesquisas e trabalhos que tenham como centro de seus interesses a cidade. Neste sentido, três aspectos dos estudos sobre a cidade aproximam os seus componentes: as mudanças culturais, as tramas e práticas político-econômicas e as relações e conflitos sociais. Nas pesquisas e trabalhos de pós-graduação, os participantes investigam a cidade a partir de diferentes aspectos, tais como: o cotidiano; o advento de equipamentos modernos e as mudanças de hábitos e costumes por eles provocados; as reformas urbanas e as tramas político-econômicas que as acompanham.

 

2. Cultura, Poder e Identidades. Esta linha de pesquisa reúne pesquisadores preocupados com a problemática cultural em sua interface com as relações de poder e a questão das identidades a partir de aspectos como: a as culturas do povo para além da dicotomia erudito/popular; as práticas e representações recortadas no cotidiano do mundo social; estudo dos significados simbólicos inscritos nas ações e no pensamento dos homens e mulheres. A linha estuda e pesquisa, também, temáticas culturais na perspectiva teórica dos estudos culturais; estudo cultural das tramas do político; os corpos urbano e humano e sua interface com os discursos médicos; história das práticas educativas e das sensibilidades. Gênero e geração.

 

CLIENTELA

 

Graduados em História ou áreas afins. A homologação da inscrição dos graduados em outras áreas do conhecimento, que não História, ficará a critério do Colegiado do Programa.

 

VAGAS OFERECIDAS

 

10 vagas para Linha I

 

15 vagas para Linha II

 

BANCAS EXAMINADORAS DO PROCESSO SELETIVO 2014

 

 

Linha I

 

Prof. Dr. Alarcon Agra do Ó (Presidente)

Prof. Dr. Gervacio Batista Aranha

Prof. Dr. Severino Cabral Filho

 

Suplentes Linha I:

 

Prof. Dr. Antônio Clarindo Barbosa de Souza

Prof. Dr. Luciano Mendonça de Lima

Prof. Dr. Xisto Sousa Junior

 

Linha II

 

Profª. Drª. Marinalva Vilar de Lima (Presidente)

Profª. Drª. Eronides Câmara de Araújo

Prof. Dr. José Otávio Aguiar

 

Suplentes Linha II:                                

 

Profª. Drª. Juciene Ricarte Apolinario

Profª. Drª. Regina Coelli Gomes Nascimento

Prof. Dr. Edson Hely Silva

 

PROCESSO SELETIVO

 

O processo seletivo para a turma 2014 do PPGH será realizado por duas bancas, constituídas por professores das linhas I e II do PPGH, respectivamente. Constará de três etapas: análise de projeto de pesquisa, prova escrita e entrevista, todas de caráter eliminatório.

A análise do currículo só será considerada como critério de desempate.

 

DOCUMENTOS PARA A INSCRIÇÃO

 

 

No ato da inscrição o(a) candidato(a) à vaga na turma 2014 deverá apresentar os seguintes documentos:

1. Formulário de inscrição (modelo próprio, a ser baixado através deste link, devidamente preenchido, acompanhado de duas fotografias recentes 3 X 4;

2. Cópia da carteira de identidade (RG) e do CPF ou do registro geral de estrangeiro;

3. Prova de quitação com as obrigações militares e/ou eleitorais, no caso de candidato(a) brasileiro(a);

4. Cópia do diploma de graduação ou documento equivalente;

5. Histórico escolar do curso de graduação;

6. Currículo com cópia dos documentos comprobatórios (preferencialmente o Currículo Lattes);

7. Documentação comprobatória da condição de docente efetivo do Centro de Humanidades da UFCG, quando a inscrição se referir às duas vagas especialmente destinadas a este público;

8. Projeto de pesquisa com: introdução, justificativa, objetivos, fundamentação teórico-metodológica, cronograma de execução, fontes e bibliografia, em três vias, com no máximo quinze laudas, digitadas em espaço 1,5, letra Arial, corpo 12, tratando de temas ou problemas vinculados a uma das Linhas de Pesquisa do PPGH – UFCG (a folha de rosto devendo conter o nome do candidato, o numero da identidade ou CPF, o título do Projeto, a Linha de Pesquisa a que pretende se vincular);

Obs. As bancas examinadoras poderão remanejar projetos que se adequem à linha de pesquisa diferente da indicada pelo candidato.

 

CALENDÁRIO DA SELEÇÃO

 

Inscrição - 18.11 a 16.12.2013

Leitura dos Projetos – 03.02 a 14.02.2014

Resultado dos Projetos – 17.02.2014

Prova - 19.02.2014

Resultado das Provas – 28.02.2014

Entrevistas - 06.03 a 07.03.2014

Resultado Final - 12.03.2014

Inicio das Aulas - 17.03.2014

 

LOCAL DAS INSCRIÇÕES

 

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE Secretaria do PPGH Centro de Humanidades, Bloco Novo do CH, 1º Andar Cidade Universitária – Bodocongó Campina Grande - PB - Brasil CEP: 58.429-140 Fones/ Fax: (0-XX-83) 2101-1742 E-Mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

As inscrições poderão ser feitas pelo Correio (via Sedex), sendo considerada a data de envio registrada no envelope, sendo considerada a data final o dia 16 do dezembro de 2013.

 

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA PARA A PROVA ESCRITA

 

Linha 01

 

ARANHA, Gervácio Batista. “História e representação hoje: por uma nova mímesis?” In ARANHA, Gervácio Batista e Silva Farias, Elton John da (orgs.). Epistemologiahistoriografialinguagens. Campina Grande – PB: Editora da Universidade Federal de Campina Grande, 2013.

LORIGA, Sabina. “A tarefa do historiador” (pp. 13-37). In GOMES, Ângela de Castro e Schmidt, Benito Bisso (orgs.). Memórias e narrativas autobiográficas. Porto Alegre: Editora UFRGS; Rio de Janeiro: Editora FGV, 2009.

LIMA, Henrique Espada. “E. P. Thompson e a micro-história: trocas historiográficas na seara da história social”. In MÜLLER, Ricardo Gaspar e Duarte, Adriano Luiz (orgs.). E. P. Thompsonpolítica e paixão. Chapecó – SC: Ed. ARGOS, 2012.

MÜLLER, Ricardo Gaspar e de Moraes, Maria Célia Marcondes. “E. P. Thompson e a pesquisa em ciências sociais” (pp. 281-325). In MÜLLER, Ricardo Gaspar e Duarte, Adriano Luiz (orgs.). E. P. Thompsonpolítica e paixão. Chapecó – SC: Ed. ARGOS, 2012.

REVEL, Jacques. “Retornar ao acontecimento – um itinerário historiográfico” (pp. 73-95) e “Cultura, culturas: uma perspectiva historiográfica” (pp. 97-137). In Proposiçõesensaios de história e historiografia. Tradução de Claudia O’Connor dos Reis. Rio de Janeiro: Ed. UERJ, 2009.

KOSELLECK, Reinhart. “Ponto de vista, perspectiva e temporalidade: contribuição à apreensão historiográfica da história” (pp. 161-188 e 345-347). In Futuro passadocontribuição à semântica dos tempos históricos. Tradução de Wilma Patrícia Maas e Carlos Almeida Pereira. Rio de Janeiro: Contraponto; Ed. PUC-Rio, 2006.

BRESCIANI, Maria Stela Martins. Londres e Paris no século XIXo espetáculo da pobreza. São Paulo: Editora Brasiliense, 1994.

BÉGUIN, Françoise. “As maquinarias inglesas do conforto” (pp. 39 - 54). Tradução de Jorge Hagime Oseki. In Espaço e Debate nº 34 - Revista de Estudos Regionais e Urbanos. São Paulo, 1991.

BUCK-MORS, Susan. “História Mítica: fetiche” (pp. 109-144). In Dialética do olhar: Walter Benjamin e o projeto das Passagens. Belo Horizonte: Editora UFMG; Chapecó: Editora Universitária Argos, 2002.

MARINS, Paulo César Garcez. “Habitação e vizinhança: limites da privacidade no surgimento das metrópoles brasileiras” (PP. 131-214 e 684-686). In SEVCENKO, Nicolau (org.). História da vida privada no Brasil 3 – República: da belle époque à era do rádio. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

REIS, João José. “A cemiterada” e “Civilizar os costumes (I): a medicalização da morte” (pp. 247-272). In A morte é uma festaritos fúnebres e revolta popular no Brasil do século XIX. São Paulo: Companhia das Letras, 1991. 

 ARRAIS, Raimundo. “O médico e as náiades” (pp. 361-476). O pântano e o riachoa formação do espaço público no Recife do século XIX. São Paulo: Humanitas/FFLCH/USP, 2001.

 

Linha 02

 

AIRES, José Luciano Queiroz.  “A cruz, a espada e os Orixás: baixando o santo na sala de aula”; “O Santo baixa no cinema brasileiro”, in: AIRES, et alli. Diversidades étnico-raciais e interdisciplinaridade: diálogos com as leis 10.639 e 11.645, Campina Grande-PB: EDUFCG, 2013 (p. 25 a 63; 157-182).

CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações, Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1990.

DUARTE, R. H.  A Biologia Militante: o Museu Nacional, especialização científica, divulgação do conhecimento e práticas políticas no Brasil, 1926-1945. 1. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010. v. 1. 218p. 

FARGE, Arlete. Lugares para a História. Lisboa: Teorema.

FOUCAULT, Michel. “Aula de 15 de janeiro de 1975”; “Aula de 22 de janeiro de 1975”; “Aula de 12 de fevereiro de 1975”, “Aula de 19 de fevereiro de 1975”, in:  Os anormais, São Paulo: Martins Fontes, 2001.

GRUZINSKI, Serge. O pensamento mestiço, São Paulo: Companhia das letras (primeira parte, caps. 2,3,4).

HALL, Stuart. Quem precisa da identidade? In: SILVA, Tomaz Tadeu da (org). Identidade e diferença – a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000.

OLIVEIRA, João Pacheco de. (Org.). ”Uma etnologia dos ‘índios misturados”? “Situação colonial, territorialização e fluxos culturais”. In: OLIVEIRA, João Pacheco de. (Org.). A viagem de volta: etnicidade, política e reelaboração cultural no Nordeste indígena. 2ª ed. Rio de Janeiro, Contra capa, 2004, p.13-42.

SAID, Edward. “Territórios sobrepostos, histórias entrelaçadas”; “Resistência e oposição”, in: ____.Cultura e imperialismo,  tradução:  Denise Bottmann. — São Paulo : Companhia das Letras, 2011.

SANTANA, Denise. Corpos de passagem: ensaios sobre a subjetividade contemporânea. São Paulo: Liberdade.

 

Campina Grande-PB, 13 de novembro de 2013

 

 

Antonio Clarindo Barbosa de Souza

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em História

Universidade Federal de Campina Grande

Mat. 0338361-8

Última atualização em Qua, 13 de Novembro de 2013 14:39