SELEÇÃO 2015 - Edital e Inscrição Imprimir E-mail

:: Seleção 2015 - EDITAL DE SELEÇÃO ::

.

(Edital em PDF)

.

OBJETIVOS DO PROGRAMA

.

O Programa de Pós-Graduação em História – Área de Concentração em Cultura e Sociedade, da Universidade Federal de Campina Grande, tem como objetivo a formação, no âmbito das ciências humanas e sociais, em nível de Mestrado, de recursos humanos capacitados para o desenvolvimento de pesquisas na área de história, cultura e sociedade, bem como o exercício do magistério em cursos de graduação e pós-graduação.

.

LINHAS DE PESQUISA

.

1. Cultura e Cidades. Busca aproximar as pesquisas e trabalhos que tenham como centro de seus interesses a cidade. Neste sentido, três aspectos dos estudos sobre a cidade aproximam os seus componentes: as mudanças culturais, as tramas e práticas político-econômicas e as relações e conflitos sociais. Nas pesquisas e trabalhos de pós-graduação, os participantes investigam a cidade a partir de diferentes aspectos, tais como: o cotidiano; o advento de equipamentos modernos e as mudanças de hábitos e costumes por eles provocados; as reformas urbanas e as tramas político-econômicas que as acompanham.

.

2. Cultura, Poder e Identidades. Esta linha de pesquisa reúne pesquisadores preocupados com a problemática cultural em sua interface com as relações de poder e a questão das identidades a partir de aspectos como: a as culturas do povo para além da dicotomia erudito/popular; as práticas e representações recortadas no cotidiano do mundo social; estudo dos significados simbólicos inscritos nas ações e no pensamento dos homens e mulheres. A linha estuda e pesquisa, também, temáticas culturais na perspectiva teórica dos estudos culturais; estudo cultural das tramas do político; os corpos urbano e humano e sua interface com os discursos médicos; história das práticas educativas e das sensibilidades. Gênero e geração.

.

CLIENTELA

.

Graduados em História ou áreas afins. A homologação da inscrição dos graduados em outras áreas do conhecimento, que não História, ficará a critério do Colegiado do Programa.

.

VAGAS OFERECIDAS: 27 vagas

.

12 vagas para Linha I

.

15 vagas para Linha II

.

BANCAS EXAMINADORAS DO PROCESSO SELETIVO 2014

.

Linha I

.

Prof. Dr. Gervácio Batista Aranha (Presidente)

Prof.Dr. Luciano Mendonça de Lima

Prof. Dr. Severino Cabral Filho

.

Suplentes Linha I:

.

Prof.Dr. Antônio Clarindo Barbosa de Souza

Prof.Dr. José Benjamim Montenegro

Prof. Dr. Xisto Sousa Junior

.

Linha II

Prof. Dr. José Luciano de Queiroz Ayres (Presidente)

Profª. Drª. Marinalva Vilar de Lima

Profª. Drª. Regina Coelli Gomes Nascimento

.

Suplentes Linha II: .

Profª.Drª. Eronides Câmara Araújo

Prof. Dr. João Marcos Leitão

Prof. Dr. Iranilson Buriti de Oliveira

.

.

PROCESSO SELETIVO

.

O processo seletivo para a turma 2015 do PPGH será realizado por duas bancas, constituídas por professores das linhas I e II do PPGH, respectivamente. Constará de três etapas: prova escrita, análise de projeto de pesquisa e entrevista, todas de caráter eliminatório. A nota mínima para aprovação, em cada etapa, é 7,0 (sete).

A análise do currículo só será considerada como critério de desempate.

.

DOCUMENTOS PARA A INSCRIÇÃO

.

No ato da inscrição, o(a) candidato(a) à vaga na turma 2015 deverá apresentar os seguintes documentos:

1. Formulário de inscrição (modelo próprio, a ser baixado através deste link, devidamente preenchido, acompanhado de duas fotografias recentes 3 X 4;

2. Cópia da carteira de identidade (RG) e do CPF ou do registro geral de estrangeiro;

3. Prova de quitação com as obrigações militares e/ou eleitorais, no caso de candidato(a) brasileiro(a);

4. Cópia do diploma de graduação ou documento equivalente;

5. Histórico escolar do curso de graduação;

6. Currículo Lattes, registrado na plataforma do CNPq, com cópia dos documentos comprobatórios;

7. Documentação comprobatória da condição de docente efetivo do Centro de Humanidades da UFCG, quando a inscrição se referir às duas vagas especialmente destinadas a este público;

8. Projeto de pesquisa com: introdução, justificativa, objetivos, fundamentação teórico-metodológica, cronograma de execução, discussão das fontes e bibliografia, em três vias, com no máximo quinze laudas, digitadas em espaço 1,5, letra Arial, corpo 12, tratando de temas ou problemas vinculados a uma das Linhas de Pesquisa do PPGH – UFCG

(NÃO É PERMITIDA A IDENTIFICAÇÃO NOMINAL DO CANDIDATO NA FOLHA DE ROSTO NEM EM NENHUMA PARTE DO PROJETO DE PESQUISA. A folha de rosto do Projeto deve conter o número da identidade ou CPF do candidato, o título do Projeto, a Linha de Pesquisa a que pretende se vincular);

Obs. As bancas examinadoras poderão remanejar projetos que se adéquem à linha de pesquisa diferente da indicada pelo candidato.

.

A documentação exigida para a inscrição deverá ser entregue em envelope lacrado, devidamente identificado através de etiqueta (na forma do anexo I), que deverá ser afixada em uma das faces do envelope.

.

CALENDÁRIO DA SELEÇÃO

.

Inscrição – 15 de setembro a 15 de outubro de 2014

Homologação das inscrições: 22 de outubro de 2014

Prova Escrita: 27 de outubro (Local: Salas 101 e 102 – Prédio Novo do CH. Horário: 08:00h da manhã)

Resultado da Prova Escrita: 04 de novembro de 2014

Leitura dos projetos pela Banca Examinadora: 05 a 17 de novembro (somente os projetos dos candidatos que foram aprovados na prova escrita)

Resultado dos Projetos – 18 de novembro de 2014

Entrevistas – 24 a 27 de novembro de 2014

Resultado Final – 02 de dezembro de 2014

Matrículas: 02 e 03 de março de 2015

Inicio das Aulas -09 de março de 2015

.

LOCAL DAS INSCRIÇÕES

.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE Secretaria do PPGH Centro de Humanidades, Bloco Novo do CH, 1º Andar Cidade Universitária – Bodocongó Campina Grande - PB - Brasil CEP: 58.429-140 Fones/ Fax: (0-XX-83) 2101-1742; e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

.

As inscrições poderão ser feitas pelo Correio (via Sedex), sendo considerada a data de envio registrada no envelope, sendo considerada a data final o dia 15 do Outubro de 2014.

.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA PARA A PROVA ESCRITA

.

Linha 01

.

ARANHA, Gervácio Batista. “A nova história cultural e a antropologia: perspectivas e convergências” (p. 15-56). In DANTAS, Eugênia e BURITI, Iranilson (orgs.). Metodologia do ensino e da pesquisa: caminhos de investigação. João Pessoa/Campina Grande – PB: EDUFCG/IDEIA, 2008.

BÉGUIN, Françoise. “As maquinarias inglesas do conforto” (p. 39 - 54). Tradução de Jorge Hagime Oseki. In:Espaço e Debate nº 34- Revista de Estudos Regionais e Urbanos. São Paulo, 1991.

BRESCIANI, Maria Stela Martins. Londres e Paris no século XIX: o espetáculo da pobreza. São Paulo: Editora Brasiliense, 1994.

.

BUCK-MORS, Susan. “História Mítica: fetiche” (p. 109-144). In:Dialética do olhar: Walter Benjamin e o projeto das Passagens. Belo Horizonte: Editora UFMG; Chapecó: Editora Universitária Argos, 2002.

.

CABRAL FILHO, Severino. “Modernização e trabalho: as dores do progresso” (pp. 71-131). In: A cidade revelada: Campina Grande em imagens e história. Campina Grande – PB: EDUFCG, 2009.

.

LIMA, Henrique Espada. “Micro-história” (p.207-223). In CARDOSO, Ciro Flamarion e VAINFAS, Ronaldo (orgs.). Novos domínios da história. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.

.

MARINS, Paulo César Garcez. “Habitação e vizinhança: limites da privacidade no surgimento das metrópoles brasileiras” (P. 131-214 e 684-686). In: SEVCENKO, Nicolau (org.).História da vida privada no Brasil3 –República: da belle époque à era do rádio. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

 

MÜLLER, Ricardo Gaspar e de Moraes, Maria Célia Marcondes. “E. P. Thompson e a pesquisa em ciências sociais” (p. 281-325). In: MÜLLER, Ricardo Gaspar e DUARTE, Adriano Luiz (orgs.). E. P. Thompson: política e paixão. Chapecó – SC: Ed. ARGOS, 2012.

.

REIS, João José. “A cemiterada” e “Civilizar os costumes (I): a medicalização da morte” (p. 247-272). In: A morte é uma festa:ritos fúnebres e revolta popular no Brasil do século XIX. São Paulo: Companhia das Letras, 1991.

ROJAS, Carlos Antonio Aguirre. “Convite a outra micro-história: a micro-história italiana” (p. 97-120). In: MALERBA, Jurandir e ROJAS, Carlos Antonio Aguirre. Historiografia contemporânea em perspectiva crítica. Bauru, SP: EDUSC, 2007

.

WAIZBORT, Leopoldo. “A cidade, grande e moderna” (pp. 311-340) e “As esposições” (p. 341- 358). In: As aventuras de Georg Simmel. São Paulo: Ed 34, 2000.

.

WILLIAMS, Raymond. “Base e superestrutura na teoria da cultura marxista” (pp. 43-86). In Cultura e materialismo. São Paulo: UNESP, 2011.

.

.

Linha 02

.

.

BARTHES, Roland. "O discurso da História". In: ______. O Rumor da língua. Lisboa: Edições 70, 1987, p.121-130.

BURITI, Iranilson. “Diários de uma paixão”: a desmemorização do vivo-morto e as sensibilidades na interface historia e doentes de Alzheimer”. in: BURITI, Iranilson; AGUIAR, José Otávio. Identidades & Sensibilidades: o cinema como espaço de leituras. volume II. Campina Grande: EDUFCG; São Paulo: Laços, 2014, p.13-30.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1979. (Capítulos 11, 14, 16, 17).

GRUZINSKI. Serge. O pensamento mestiço. São Paulo: Companhia das Letras, 2001. 2, 3 e 4 (p. 37 a 110).

HARTOG, François. "A arte da narrativa histórica". In: BOUTIER, Jean & JULIA, Dominique (orgs.). Passados recompostos: campos e canteiros da História. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ/ Editora da FGV, 1998, p.193-202.

KELLNER, Douglas. “Guerras entre teorias e estudos culturais”. In: A Cultura da Mídia: estudos culturais, identidade e política entre o moderno e o pós-moderno, trad.: Ivone Castilho Benedetti, Bauru-SP: EDUSC, 2001, p. 25-74.

. 

MAIA, Antonio Cavalcanti. “Deleuze, Leitor de Foucault. Elementos de uma critica da cultura contemporânea”. In: RAGO, Margareth e Veiga Neto, Alfredo (orgs.). Figuras de Foucault. Belo Horizonte: Autentica, 2006, p. 57 a 74.

WILLIAMS, Raymond. Cultura e Sociedade. Petrópolis-RJ: Vozes, 2011. (Marxismo e Cultura- p. 290-309) e Conclusão (p. 321-361)

Obs. Cópia dos textos foram disponibilizadas em pasta da seleção 2015 na Xerox de Genilda, UFCG.

.

Campina Grande-PB, 01 de Agosto de 2014

.

Iranilson Buriti de Oliveira

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em História

Universidade Federal de Campina Grande

Mat. 1298989

Última atualização em Sex, 01 de Agosto de 2014 17:08