A SPE | Projetos da SPE | Fotos e Imagens | Entre em Contato | Página Inicial
 
Melhor visualização em 800 x 600 e 1024 x 768 pixels

Notícias

07/07/2005

Reitor da UFCG apresenta plano de expansão para o governador

Em reunião promovida pela Associação dos Municípios do Cariri Paraibano (AMCAP), na tarde da terça-feira, 5, no Centro de Convenções Raimundo Asfora, em Campina Grande , o Reitor da UFCG, Thompson Mariz, e o Secretário de Projetos Estratégicos, Márcio Caniello, acompanhados de um grupo de prefeitos de municípios do Cariri, apresentaram para o Governador Cássio Cunha Lima, o Plano de Expansão Institucional (Planexp).

Thompson Mariz fez explanações a respeito do Plano e recebeu do governador o compromisso de agendar uma audiência com o Ministro da Educação, Tarso Genro, para receber a administração superior da UFCG, o Governo do Estado, prefeitos e as bancadas paraibanas na Câmara e no Senado, visando solicitar a criação dos campi de Sumé, no Cariri e de Itaporanga, no Sertão.

"A idéia é que o governador lidere uma articulação suprapartidária entre as forças políticas da Paraíba para que a UFCG consiga dar continuidade ao seu projeto de expansão com a instalação de mais dois novos campi , uma vez que o campus do Curimataú já está autorizado", disse o Reitor Thompson Mariz.

O Plano - O Plano de Expansão Institucional da UFCG (Planexp), que está sendo implementado através da Secretaria de Projetos Estratégicos (SPE), tem como objetivo levar a universidade a todos os recantos do Estado, atendendo a demanda de regiões onde inexiste a presença de instituições de ensino superior públicas, nas quais são observados os mais baixos níveis de escolaridade superior do Estado e, coincidentemente, baixos índices de desenvolvimento humano e econômico.

Como resultado do desenvolvimento do Planexp, já foi autorizado pelo Ministério da Educação (MEC) a criação do campus do Curimataú e estão em andamento os estudos para a criação de novos campi , dentre eles, o do Cariri (na cidade de Sumé), do Vale do Piancó e o de Pombal. Com a criação desses campi , serão beneficiados estudantes de todas os municípios de influência das respectivas cidades que irão sediá-los.

Além da instalação desses novos campi , onde funcionarão cursos com foco nas sete disciplinas básicas: Letras, Matemática, História, Geografia, Biologia, Física e Química e o curso de Engenharia do Desenvolvimento (voltado para atender as potencialidades produtivas de cada região), também serão criados novos cursos nos atuais campi da Instituição, implementados programas de interação com o Ensino Médio, ampliação do número de vagas no vestibular e criação do sistema de cotas territoriais para acesso à universidade.

Planexp já foi apresentado ao Conselho Universitário (CONSINI) e está sendo amplamente discutido com a sociedade, tendo sido apresentado em diversas cidades do Estado para políticos, líderes comunitários e sociais, entidades não governamentais e pessoas ligadas à área de educação.

Por Rosenato Barreto

 

 

Assessoria de Imprensa  
Telefone: (83) 3310-1545 / 3310-1568
 
E-mail: imprensa.spe@ufcg.edu.br
  Expediente SPE © 2005 - Todos os direitos reservados