A SPE | Projetos da SPE | Fotos e Imagens | Entre em Contato | Página Inicial
 
Melhor visualização em 800 x 600 e 1024 x 768 pixels

Notícias

21/07/2005

UFCG discute com índios Potiguara projeto de criação de licenciatura para povos indígenas

O projeto de criação de um curso de licenciatura para os povos indígenas, em desenvolvimento na Universidade Federal de Campina Grande, será discutido em reunião a partir das 9 horas desta sexta-feira, 22, em Baía da Traição, na sede da Organização dos Professores Indígenas Potiguara (OPIP), parceira da Universidade nesta iniciativa. Estarão presentes representantes do povo Potiguara e os professores Márcio Caniello (Secretário de Projetos Estratégicos e coordenador do Projeto) e Rodrigo Grünewald, do Laboratório de Estudos em Movimentos Étnicos.

O estudo para a criação de um curso de licenciatura voltado para os povos indígenas teve início no ano de 2004, a partir de uma articulação entre a UFCG e comunidade indígena do Estado da Paraíba, em workshop realizado na Aldeia Tramataia no município paraibano de Marcação com participação de representantes de professores indígenas de vários Estados brasileiros, do Ministério da Educação, da UFPB, da Fundação Nacional do Índio - Funai (Regional Paraíba) e índios de várias aldeias Potiguara. A partir de então foi definida uma agenda de trabalho para a construção compartilhada de um projeto político-pedagógico para o curso e constituída uma Comissão Interdisciplinar no Centro de Humanidades a qual produziu um estudo de viabilidade que afirmou a exeqüibilidade da demanda dos índios paraibanos.

A Comissão consultou documentos relativos a relatórios de seminários, publicações acadêmicas, normas legislativas e administrativas ou pareceres que têm relação direta ou indireta com o acesso de indígenas ao ensino superior, bem como a participação em reunião e oficina com representantes do povo Potiguara e da Funai, além de ouvir setores importantes da UFCG. Para concretização do curso, várias reuniões foram realizadas com a finalidade de discutir e definir diretrizes, currículo político-pedagógico e forma de avaliação, dentre outros aspectos.

"A Administração Superior da UFCG têm interesse em promover o acesso à universidades de todas as camadas da população e através da Secretaria de Projetos Estratégicos está levando o ensino superior aos vazios da educação existentes no Estado da Paraíba. A promoção da educação indígena é mais uma dessas ações", disse Márcio Caniello.

O povo Potiguara

Atualmente, o povo Potiguara é o único povo indígena oficialmente reconhecido no Estado da Paraíba. Sua população é superior a 10 mil indivíduos, sendo uma das maiores do Brasil e a maior do Nordeste, distribuídos em 26 aldeias e nas áreas urbanas dos municípios de Baia da Traição, Rio Tinto e Marcação.

As principais atividades econômicas desenvolvidas pelos potiguara são a pesca marítima e nos mangues, a agricultura de subsistência, a criação de animais em pequena escala, o plantio comercial de cana-de-açúcar, a criação de camarões em viveiros, o assalariamento rural e urbano, o emprego público e aposentadorias de idosos.

Habitantes da zona litorânea, os Potiguara detêm um profundo conhecimento sobre este meio e os recursos naturais. Do ponto de vista cultural, são falantes do português, com grande domínio de várias expressões artísticas e literárias. No entanto, buscam aprender da USP a língua Tupi, tida como a que era falada por seus ancestrais.

ma das dimensões importantes nas mobilizações indígenas atuais é a constituição de um sistema escolar diferenciado, que valorize as suas próprias perspectivas culturais e possibilite a formação intelectual e moral das novas gerações, no sentido de um comprometimento com a preservação do patrimônio territorial, ambiental e cultural coletivo.

Por Rosenato Barreto

 

Assessoria de Imprensa  
Telefone: (83) 3310-1545 / 3310-1568
 
E-mail: imprensa.spe@ufcg.edu.br
  Expediente SPE © 2005 - Todos os direitos reservados