A SPE | Projetos da SPE | Fotos e Imagens | Entre em Contato | Página Inicial
 
Melhor visualização em 800 x 600 e 1024 x 768 pixels

Notícias

14/10/05

CONSUNI aprecia projeto de criação do campus de Cuité nesta terça-feira

Local onde funcionará o campus de Cuité.

A administração central da UFCG enviou ao Colegiado Pleno do CONSUNI (Conselho Universitário), para apreciação nesta terça-feira, 18, o projeto de criação do campus de Cuité, previsto no Plano de Expansão Institucional da UFCG - Planexp - e incluído no Programa de Expansão do Ensino Superior do MEC. O projeto prevê a criação do Centro de Educação e Ciências da Saúde - CECS, composto pela Unidade Acadêmica de Educação, onde deverão ser oferecidos os cursos de licenciatura em Matemática, Física, Química e Biologia, e pela Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde, que deverá abrigar os cursos de bacharelado em Enfermagem e Terapia Ocupacional. O projeto propõe a abertura de 500 vagas anuais, além da contratação de 120 professores e 60 funcionários técnicos administrativos.

O convênio para instalação do campus de Cuité deverá ser assinado em dezembro deste ano, com a liberação imediata pelo MEC dos recursos necessários para o pleno funcionamento do Centro de Educação e Ciências da Saúde, que será instalado em terreno de 16.680 m² doado pela prefeitura do município à UFCG. Os recursos, que montam a R$ 6.680.997,00, irão contemplar, além das despesas de custeio, a reforma das instalações prediais existentes para acomodar a administração, a edificação de 30 novas salas de aula, 60 ambientes para professores, um auditório, uma biblioteca, laboratórios dos cursos e de informática, além da aquisição de acervo bibliográfico, veículo, equipamentos e mobiliário.

Após a apreciação pelo CONSUNI, o projeto acadêmico, cuja elaboração está a cargo do secretário de projetos estratégicos, professor Márcio Caniello, e da avaliadora institucional, professora Vânia Sueli Guimarães Rocha, deverá ser encaminhado ao Departamento de Desenvolvimento da Educação Superior -DEDES da Secretaria de Educação Superior (SESu) do Ministério da Educação. Os projetos político-acadêmicos dos cursos estão sendo desenvolvidos pela Pró-Reitoria de Ensino, sob coordenação do pró-reitor Vicemário Simões, e, em breve, deverão ser encaminhados à Câmara de Ensino. Já o projeto de arquitetura e urbanismo foi concebido pela equipe do secretário de infra-estrutura, professor Eduardo Jorge Lira Bonates, e a previsão orçamentária foi elaborada pelo secretário de planejamento e orçamento, professor Rômulo Feitosa Navarro.

O acesso aos cursos do novo campus deverá ser feito através de vestibular especial a ser realizado no primeiro semestre de 2006, com o começo das aulas agendado para agosto do mesmo ano.

"A implantação de um novo campus na UFCG confirma a posição de vanguarda que esta universidade sempre manteve desde a sua interiorização. O Plano de Expansão Institucional, ora em implantação, segue as diretrizes do Plano de Nacional de Educação e do próprio estatuto da Instituição. Pretendemos levar a educação superior para um número maior de pessoas no Estado. Cuité é apenas o início desse projeto", destaca o reitor da UFCG, professor Thompson Fernandes Mariz.

Por Rosenato Barreto

 

Assessoria de Imprensa  
Telefone: (83) 3310-1545 / 3310-1568
 
E-mail: imprensa.spe@ufcg.edu.br
  Expediente SPE © 2005 - Todos os direitos reservados