A SPE | Projetos da SPE | Fotos e Imagens | Entre em Contato | Página Inicial
 
Melhor visualização em 800 x 600 e 1024 x 768 pixels

Notícias

13/03/06

Cariri reivindica a instalação da UFCG na região

Uma manifestação envolvendo um grande número de pessoas aconteceu na última sexta-feira (10), no município de Sumé, localizado na região do Cariri paraibano. O movimento denominado de "Grito do Cariri" reuniu estudantes, representantes da sociedade civil, membros de autarquias, ong's, associações, senadores, deputados, prefeitos e vereadores de municípios da região, em prol da instalação de um campus da UFCG naquela cidade.

O evento teve início com uma caminhada/carreata partindo da entrada da cidade (quem chega de Campina Grande) com concentração final na quadra da Escola Agrotécnica de Sumé, onde todas as lideranças políticas presentes ao evento discursaram, defendendo a imediata instalação do Campus da UFCG, ressaltando a importância do ensino superior para a região.

O reitor da UFCG, professor Thompson Mariz, acompanhado do secretário de Projetos Estratégicos, Márcio Caniello, também esteve no evento. Em sua fala destacou que a intenção da Instituição é instalar naquela escola o Centro de Formação para o Desenvolvimento, onde deverá funcionar os cursos de Gestão do Desenvolvimento, Ecologia do Semi-Árido, Educação do Campo e Saúde Pública, beneficiando ao longo de quatros anos cerca de 2 mil alunos. Também enfatizou que a Universidade aposta na federalização da Escola Agrotécnica de Sumé, a qual seria transformada na Escola Técnica Federal de Sumé vinculada às ciências agrárias.

Na opinião da prefeita Niedja Rodrigues, anfitriã do movimento, o encontro demonstrou o grau de comprometimento que os prefeitos do Cariri e a classe política da Paraíba têm para com a região do Cariri paraibano.

A implantação de um campus da UFCG na cidade de Sumé, faz parte do Plano de Expansão Institucional, que prevê a instalação de novos campi em diversas regiões do Estado e beneficiar um maior número de pessoas com a educação superior. O primeiro a ser aprovado pelo MEC foi o campus de Cuité, na região do Curimataú (em processo de implantação). Estão previstos, além do campus de Sumé, os campi de Pombal e de Itaporanga.

Por: Rosenato Barreto

 

Assessoria de Imprensa  
Telefone: (83) 3310-1545 / 3310-1568
 
E-mail: imprensa.spe@ufcg.edu.br
  Expediente SPE © 2005 - Todos os direitos reservados