A SPE | Projetos da SPE | Fotos e Imagens | Entre em Contato | Página Inicial
 
Melhor visualização em 800 x 600 e 1024 x 768 pixels

Notícias

28/06/06

Índios Potiguara se reúnem na UFCG para discutir licenciatura indígena

Índios Potiguara participarão nesta quinta-feira (29) até sábado, 1 de julho, no Centro de Extensão "José Farias da Nóbrega", na Universidade Federal de Campina Grande, de um seminário para discutir a criação de curso de licenciatura voltada para os povos indígenas. O evento reunirá professores indígenas potiguara, docentes e estudantes da UFCG que integram o Programa de Formação Superior e Licenciaturas Indígenas (PROLIND) da Secretaria de Educação Superior do MEC, no âmbito da Instituição.

A finalidade do seminário é discutir a escola indígena e as questões relativas à criação do curso de licenciatura intercultural delimitando os critérios que deverão estar presentes no projeto político pedagógico (PPP) de um curso superior específico voltado para os povos indígenas. Também visa promover discussões sobre as bases legais atinentes à construção do curso superior em licenciatura indígena e ainda sobre os recortes históricos dados pela educação formal à história indígena privilegiando uma discussão histórico-antropológica dos processos sociais vivenciados pelos Potiguara.

No evento serão discutidos através de oficinas e mesas redondas, temas como "O perfil do formando, do formador e do curso", "Proposta de licenciatura (multicultural ou intercultural?)" e "A história e o povo indígena potiguara".

A UFCG vem participando de discussões sobre a educação indígena desde o ano de 2004 e no âmbito do PROLIND deu início em fevereiro deste ano na Terra Indígena Potiguara, a uma série de oficinas para construção do projeto político pedagógico que irá orientar a formação de um curso de licenciatura destinado à formação superior de índios. Estas discussões têm como principais atores, professores e estudantes das Unidades Acadêmicas de Educação, História e Geografia e Ciências Sociais da UFCG e professores de escolas indígenas integrantes da Organização dos Professores Indígenas Potiguara da Paraíba (OPIP-PB).

O PROLIND

O PROLIND é um programa da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação que tem como finalidade apoiar projetos, desenvolvidos pelas instituições de educação superior públicas em conjunto com as comunidades indígenas, que visem à formação superior de docentes indígenas para o ensino fundamental (5ª a 8ª séries) e ensino médio e permanência dos estudantes indígenas em cursos de graduação. Seus objetivos são: mobilizar e sensibilizar as instituições de ensino superior, com vistas à implementação de políticas de formação superior indígena e de cursos de licenciaturas específicas; mobilizar e sensibilizar as instituições de educação superior, com vistas à implementação de políticas de permanência de estudantes indígenas nos cursos de graduação; promover a participação de indígenas como formadores nos cursos de licenciaturas específicas.

O povo Potiguara

Atualmente, o povo Potiguara é o único povo indígena oficialmente reconhecido no Estado da Paraíba. Sua população é superior a 10 mil indivíduos, sendo uma das maiores do Brasil e a maior do Nordeste, distribuídos em 26 aldeias e nas áreas urbanas dos municípios de Baia da Traição, Rio Tinto e Marcação.

Habitantes da zona litorânea, os Potiguara detêm um profundo conhecimento sobre este meio e os recursos naturais. Do ponto de vista cultural, são falantes do português, com grande domínio de várias expressões artísticas e literárias.

Uma das dimensões importantes nas mobilizações indígenas atuais é a constituição de um sistema escolar diferenciado, que valorize as suas próprias perspectivas culturais e possibilite a formação intelectual e moral das novas gerações, no sentido de um comprometimento com a preservação do patrimônio territorial, ambiental e cultural coletivo.

Por Rosenato Barreto

 

Assessoria de Imprensa  
Telefone: (83) 3310-1545 / 3310-1568
 
E-mail: imprensa.spe@ufcg.edu.br
  Expediente SPE © 2005 - Todos os direitos reservados