A SPE | Projetos da SPE | Fotos e Imagens | Entre em Contato | Página Inicial
 
Melhor visualização em 800 x 600 e 1024 x 768 pixels

Notícias

27/03/08

MEC autoriza criação do campus da UFCG em Sumé

O reitor da UFCG, Thompson Mariz, comunicou nesta quinta-feira, 27, em reunião do Conselho Universitário, que recebeu telefonema do secretário executivo do Ministério da Educação, Henrique Paim, com a boa nova de que o Presidente da República autorizou a criação de mais um campus para a UFCG. Como estabelece a primeira fase do Plano de Expansão da universidade, o campus será sediado na cidade de Sumé.

Segundo o reitor, a conquista deve ser partilhada com a bancada federal paraibana, que se uniu nesse propósito. “Registro a participação decisiva do senador José Maranhão, que solicitou pessoalmente ao presidente Lula, que, por sua vez, cobrou do MEC e da UFCG a apresentação imediata do projeto”.

Na próxima terça-feira, dia 1º, o reitor estará em Brasília, acompanhado do secretário de Projetos Estratégicos, Márcio Caniello, apresentando à Secretaria de Educação Superior do MEC o projeto original e discutindo um cronograma de execuções financeiras e de recursos humanos, além do calendário de início das atividades. “Vestibular em agosto próximo ou em fevereiro de 2009” , previu.

Educação no campo

Thompson Mariz falou que o campus Sumé é a germinação da semente plantada pela UFCG na região, com o projeto Universidade Camponesa (UniCampo), que desde 2003 oferece aos jovens camponeses do semi-árido paraibano uma oportunidade de desenvolvimento e inclusão social.

O secretário Márcio Caniello explanou a configuração do novo campus, que será voltado para agricultura familiar e terá dois eixos político-pedagógicos: a Educação, com licenciaturas em Educação no Campo e Ciências Sociais – “voltada ao Ensino Médio, com foco na sociologia rural”; e a Formação Profissional Tecnológica, de dois anos, em Gestão e Desenvolvimento Rural (com ciências aplicadas e sociais) habilitando para elaboração de projetos, que pode ser extensivo aos cursos de Agroecologia, Zootecnia e Tecnologia em Lacticínios.

Registro histórico

O diretor pró-tempore do campus Pombal, Martinho Salgado, fez questão de registrar no Conselho que essa conquista da UFCG é extensiva à Paraíba e que “foi inspirada, acima de tudo, pelas idéias do reitor Thompson Mariz, que pensou muito além dos muros da instituição”.

ara Salgado, foram vetores para a concretização desse projeto o estudo das diagonais vazias - baixo desenvolvimento econômico de algumas regiões do estado - e a necessidade de se criar triângulos de desenvolvimento - um Rural, com os campi Patos, Pombal e Itaporanga (a ser criado); um de Desenvolvimento Sustentável, com os campi Campina Grande, Cuité e Sumé; e outro da Cidadania, com os campi Sousa, Cajazeiras e a futura escola politécnica de São João do Rio do Peixe (pólo da Bacia Petrolífera).

Por Marinilson Braga – Ascom/UFCG

 

Assessoria de Imprensa  
Telefone: (83) 3310-1545 / 3310-1568
 
E-mail: imprensa.spe@ufcg.edu.br
  Expediente SPE © 2005 - Todos os direitos reservados