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21/02/05

Seminário na Paraíba discutirá educação no campo

O Ministério da Educação (MEC) através da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade - SECAD, em parceria com o Governo do Estado da Paraíba, realizará de 23 a 25 deste mês (quarta a sexta-feira), no Convento Ipuarana, em Lagoa Seca- PB , o I Seminário de Educação do Campo da Paraíba.

Os seminários estão acontecendo em alguns Estados , onde são apresentadas e debatidas as Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo, bem como os instrumentos destinados a dar apoio pedagógico aos projetos de Educação Profissional no Campo. Em cada Estado , é realizado o mapeamento de experiências educativas que estão obtendo sucesso no ingresso e na permanência de alunos nas escolas do campo, bem como experiências inovadoras que vêm ocorrendo fora da escola.

No evento a ser realizado na Paraíba estão agendadas discussões a respeito da política de educação no campo e ainda a apresentação das diretrizes operacionais para educação básica nas escolas do campo e de um documento intitulado "Evidências para Análise da Educação do Campo na Paraíba".

Outros seminários ainda serão realizados durante o mês de março nos Estados do Rio Grande do Norte, Goiás e Sergipe e no mês de abril, no Paraná e no Pará.

Estes seminários estaduais têm o objetivo de diagnosticar e buscar soluções para combater as desigualdades do cotidiano escolar e sua finalidade é incentivar a construção de relações baseadas no respeito e na valorização de milhares de brasileiros que tiram seu sustento da terra.

A educação no campo

A implementação das Diretrizes Operacionais para Educação Básica do Campo, aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação a partir do diálogo com movimentos sociais é a tarefa prioritária da agenda da Coordenação-Geral de Educação do Campo. A meta é pôr em prática uma política de Educação que respeite a diversidade cultural e as diferentes experiências de educação em desenvolvimento, em todas as regiões do País, como forma de ampliar a oferta de educação de jovens e adultos e da educação básica nas escolas do campo.

Entre seus objetivos está a valorização do campo, que engloba os espaços da floresta, da pecuária, das minas, da agricultura, os pescadores, dos caiçaras, dos ribeirinhos e dos extrativistas como espaço de inclusão social, a partir de uma nova visão de desenvolvimento. A formação de professores do campo é discutida e trabalhada pela coordenação de Educação do Campo, como principal estratégia.

A educação no campo tem características e necessidades próprias para o aluno do campo no seu espaço cultural, sem abrir mão de sua pluralidade como fonte de conhecimento em diversas áreas. A Coordenação realiza desde julho de 2004 uma série de seminários estaduais de educação do campo, nos quais os participantes, representantes de instituições e entidades ligadas às questões rural e educacional têm a oportunidade de discutir estratégias para a implementação das diretrizes operacionais para a educação básica nas escolas do campo, produzir subsídios, elaborar propostas para uma política nacional e criar uma esfera pública de tomada de consciência. Já foram realizados quatorze seminários este ano, reunindo cerca de 2.700 pessoas, e outros 13 estão previstos para acontecer até maio de 2005.

 

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