topo_cabecalho
Divulgado relatório parcial dos exames periódicos de saúde de servidor da UFCG

Prazo final vai até dia 15 de outubro

 

A coordenação do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS) divulgou nesta sexta, 24, um relatório parcial dos exames periódicos obrigatórios de saúde dos servidores do campus sede da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Os exames começaram a ser realizados em abril deste ano.

 

De acordo com os dados, dos 1.380 servidores dos cinco centros de ensino (CH, CCBS, CEEI, CCT e CTRN), mais a Reitoria, apenas 541 concluíram os exames, o que equivale a 39,20%. Outros 66 (4,80%) assinaram Termo de Responsabilidade, 437 (31,70%) realizaram os exames, mas não procuraram o médico do trabalho para expedir o Atestado de Saúde Ocupacional (ASO), e 336 servidores (24,30%) não realizaram nenhum procedimento.

 

Destes, o setores que mais se destacaram na realização e conclusão dos exames foi a Reitoria, com 50,73%, e o CEEI, com 47,41% dos servidores com exames concluídos. Em contrapartida, o percentual mais baixo de adesão aos exames periódicos de saúde vem do CCBS. Dos 74 servidores, apenas 11 concluíram os exames, o que representa um percentual de 14,87%, sendo que 43,24% dos servidores não realizaram nenhum tipo de exame.

 

Prazo

 

A coordenação do SIASS estipulou um prazo para finalização dos exames periódicos obrigatórios de saúde no campus Campina Grande. Os servidores que não realizaram nenhum tipo de exame têm até o dia 15 de outubro para fazê-los. A coleta e realização dos exames estão sendo realizadas pela rede credenciada da GEAP em Campina Grande.

 

Já para conclusão dos exames e geração do ASO, o prazo vai até o dia 30 de outubro. Os servidores que estiverem com os exames prontos devem comparece ao Posto Médico para emissão do ASO, nas segundas e quintas, das 13h30min às 16h30min. Não é preciso marcar consulta, o atendimento será feito por ordem de chegada.

 

“Os servidores precisam ter consciência da importância desses exames para precocemente se fazer o diagnóstico de doenças decorrentes do ambiente de trabalho, assim como de outras patologias que podem ser agravantes a saúde do servido”, ressalta o coordenador do SIASS, José Marcos Viana.

 

Aqueles que não quiserem se submeter aos exames devem procurar a coordenação onde está lotado ou dirigir-se até a sede do SIASS, localizada no Centro de Extensão José Farias da Nóbrega, para assinar um Termo de Responsabilidade.

 

Demais campi

 

Desde a última terça-feira, dia 21, os exames periódicos obrigatórios de saúde estão sendo realizados no campus de Sumé. De acordo com o calendário, a partir do dia 28, os servidores de Cuité começam a realizar o procedimento, seguidos pelos campi de Cajazeiras, Sousa, Patos e Pombal.

 

Acesse aqui e veja a rede de clínicas e laboratórios referenciados para exames periódicos em Patos, Sousa, Pombal e Cajazeiras.

 

Veja notícias relacionadas:

 

- Divulgado calendário dos exames periódicos para servidores dos campi fora de sede da UFCG

- Sobe para sete número de clínicas credenciadas para exames de servidores da UFCG (campus de Campina Grande)

 

(Gloriquele Mendes – Ascom/UFCG)


Data: 24/09/2010