Este projeto de âmbito nacional que tem como proponente a Fundação Parque Tecnológico em parceria com UFCG, foi aprovado no Edital da Petrobrás Cultural - 2010 e pela Lei de Incentivo a Cultura do MINC, será desenvolvido,  em grande parte, na cidade de Campina Grande-PB, objetivando catalogar e publicar duas coleções de verbetes dos documentos manuscritos avulsos e em códices referentes à História Indígena e Escravidão Negra do Brasil Colonial, assim como, as imagens das fontes históricas serão reproduzidas em suporte DVD.  Todo o material pesquisado será distribuído em todo o Brasil, objetivando a democratização do acesso aos documentos coloniais reproduzidos no âmbito do Projeto Resgate Barão do Rio Branco do Ministério da Cultural desenvolvido no Arquivo Histórico Ultramarino, Lisboa – Portugal.

Na construção da cidadania, a memória e a história desempenham papeis importantes no fortalecimento da autoestima e no sentimento de pertencimento do indivíduo vinculado ao seu grupo étnico. Nessa dimensão, o presente projeto histórico-cultural, visa promover sentimentos de pertencimentos de homens e mulheres negras e indígenas, valorizando a diversidade cultural desses povos e ampliando o acesso aos seus bens histórico-documentais.

Os milhões de imagens documentais microfilmadas e digitalizadas pelo Projeto Resgate “Barão do Rio Branco” do Ministério da Cultura, que foi Coordenado pela  Dra. Esther Caldas Bertollete, respeitantes ao período colonial brasileiro e encerrados no Arquivo Histórico Ultramarino – Lisboa/Portugal, trazidos ao Brasil e que serão revisitados, arrolados para a organização de catálogos e coleções de documentos temáticos, trazem diversos assuntos sobre os povos indígenas e o cotidiano da escravidão negra no Brasil como agencias políticas, religiosas, práticas culturais, questões de terra, negação da ordem escravista (formação de quilombo, fugas), negociações, guerras indígenas contra os colonizadores, guerras dos colonizadores contra os povos indígenas, formações econômicas, origens etnolinguísticas de grupos indígenas e africanos entre outros temas.

O acúmulo de papéis substancialmente jurídico-administrativos, concebidos na colônia ou na metrópole, revelam nos seus documentos principais e anexos as ações políticas e práticas culturais cotidianas de sujeitos históricos antes excluídos da escrita da história. Para este fim, o acesso às fontes históricas selecionadas neste projeto, garantirá maiores inclusões e análises de documentos inéditos sobre as referidas temáticas. Os catálogos temáticos serão instrumentos de trabalho, com centenas de verbetes e índices de todas as antigas capitanias brasileiras inseridas em regiões, que tornará possível, de forma objetiva, a ampliação da divulgação das fontes históricas.

abolic1

padre-antonio-vieiradansaTapuiasEscravidão Negra