INÍCIO Grupos de Trabalho
 

Foi publicado o ANAIS do II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. Na verdade, os textos completos estiveram sendo aos poucos disponibilizados no site do evento desde 23 de fevereiro deste ano, tendo sido hoje (05/03/2012) publicados os textos completos do último grupo de trabalho (GT12).

A Comissão Organizadora do evento encarecidamente pede desculpas pelo atraso na publicação do ANAIS a todos os participantes e informa que, caso algum participante não encontre seu trabalho publicado juntamente com os demais do grupo de trabalho no qual se inscreveu, por favor, envie e-mail para lutheriah@msn.com, informando o problema e já enviando em anexo à mensagem seu texto completo.

Grupos de Trabalho Imprimir E-mail


GRUPO DE TRABALHO 01 - RELIGIÃO E RELIGIOSIDADES: FONTES E METODOLOGIAS
Coordenador: Dr. João Marcos Leitão Santos UFCG

E-mail: snfdph.ppgh.gt01@gmail.com

EMENTA: O ambiente contemporâneo tem assistido uma crescente participação de atores religiosos na dinâmica das sociedades. Um olhar retrospectivo revela que ao longo da história as expressões religiosas também foram protagonistas sociais em maior ou menor gradações. A diversidade inerente ao fenômeno religioso traz ao historiador das religiões questões inadiáveis sobre as fontes e as metodologias que se adéquam ao estudo do tema. As religiões se traduzem em graus diferenciados de sistematicidade, como ocorre entre as tradições mais afeitas aos processos de escritura, de produção de textos e confessionalidades, e outras com acento ritual e simbólico mais evidente. A proposta deste Grupo é discutir investigações e perspectivas para o estudo das religiões a partir da diversidade de fontes, métodos, e técnicas.

 

GRUPO DE TRABALHO 02 - HISTÓRIA ORAL: EXPERIÊNCIAS E PERSPECTIVAS
Coordenadora: Profª. Drª. Rosilene Dias Montenegro UFCG

E-mail: snfdph.ppgh.gt02@gmail.com

EMENTA: A preocupação central deste Simpósio Temático é constituir um espaço ampliado e plural para discussões entre aqueles pesquisadores envolvidos com abordagens e perspectivas teórico-metodológicas variadas de utilização da História Oral. A idéia é de estreitar relações e articular uma rede de contatos para a troca de experiências e estimular a contribuição mútua entre os historiadores e outros profissionais que trabalham com a História Oral.


GRUPO DE TRABALHO 03 - ANTIGUIDADE, MEDIEVALIDADE, RECEPÇÕES: FONTES E METODOLOGIAS
Coordenadoras: Profa.Dra.Marinalva Vilar De Lima – UFCG
Profa.Dra.Márcia Vasques – UFRN
Profa.Dra.France Yvonne Muraccho – USP

E-mail: snfdph.ppgh.gt03@gmail.com

EMENTA: A presente proposta resulta de um trabalho que já vem sendo realizado sistematicamente na UFCG através do Grupo de Pesquisa em Estudos Culturais que comporta, dentre as linhas de pesquisa, uma que se intitula: Antiguidade, Medievalidade, Recepções. Linha essa que conta com pesquisadores dos mais diferentes níveis (professores, doutorandos, mestrandos e graduandos) participando de reuniões regulares (quinzenalmente) em que são discutidas temáticas pensadas para cada semestre com ênfase para os aspectos teórico-metodológicos que contribuam para a produção de pesquisas na área de atuação da linha. É, portanto, a promoção de um espaço para a interlocução entre pesquisadores que desenvolvam pesquisas sobre as sociedades antigas e medievais em seus diversos aspectos que o presente grupo de trabalho pretende atingir. Nesse sentido, os estudos que se focam no debate sobre recepções antigas e medievais em outras temporalidades são pertinentes, haja vista ser esse exercício indispensável para a compreensão da manutenção de modos de pensar e experiências localizadas no universo das culturas clássica e medieval. Compreendemos, ainda, ser esse exercício formador de um campo investigativo bastante fértil, que tem contribuído para o visível crescimento dos estudos na academia brasileira sobre a antiguidade e o medievo. A intenção é receber pesquisadores que estejam desenvolvendo seus estudos sobre as temáticas em tela, indistintamente.

 

GRUPO DE TRABALHO 04 - História, Meio Ambiente e Questões Étnicas
Coordenadores: Prof. Dr. José Otávio Aguiar
Prof. Dr. Edson H. Silva

E-mail: snfdph.ppgh.gt04@gmail.com

EMENTA: Este simpósio propõe como objetivo tornar-se um fórum para apresentação, debates e avaliação das pesquisas desenvolvidas no campo da história ambiental, entendida de forma ampla, o que envolve todas as pesquisas relativas as relações entre sociedade, natureza e questões étnicas. Também pretende ser um espaço para troca de experiências dos pesquisadores sobre fontes, métodos, acervos e perspectivas do campo da “história ambiental e questões étnicas”. Com destaque para os povos indígenas e a história e cultura afro-brasileira.

 

GRUPO DE TRABALHO 05 - A HISTÓRIA/GEOGRAFIA LOCAL E OS ESPAÇOS-TEMPOS DA CIDADE CONTEMPORÂNEA.
Coordenadores: Profª. Drª. Keila Queiroz e Silva
Paulo Sérgio Cunha Farias

E-mail: snfdph.ppgh.gt05@gmail.com

EMENTA: A intensificação da velocidade do tempo, associada ao processo de ruptura entre as fronteiras espaciais na era informacional tem devorado as culturas. geografia e historicidades locais e reafirmado o mito das cidades globais. Os estudos sobre a História e a Geografia local têm assumido uma trajetória combativa ao processo de globalização e proposto uma escrita da história/geografia que anuncia e dá visibilidade às singularidades objetivas/subjetivas das experiências humanas locais. Essas pesquisas têm provocado fissuras no processo de colonização simbólica e nos mitos fundadores impostos pelo olhar eurocêntrico sobre a História do Brasil. Essa proposta de grupo de trabalho objetiva apresentar para um público maior no espaço acadêmico, as contribuições que os historiadores, geógrafos e demais cientistas sociais têm dado através de suas produções científicas marcadas por narrativas descolonizadoras, no sentido de dar passagem aos sonhos, às pulsões, às memórias de resistência dos moradores das cidades, impedindo que estes sejam mutilados pelas narrativas homogeneizadoras e universalizantes do Capitalismo Informacional/global.

 

GRUPO DE TRABALHO 06 - CIDADES MÚLTIPLAS: TRABALHO, COTIDIANO, SENSIBILIDADES, CULTURA E RESISTÊNCIA.
Coordenadores: Prof. Dr. Luciano Mendonça de Lima (UFCG)
Prof. Dr. Severino Cabral Filho (UFCG)

E-mail: snfdph.ppgh.gt06@gmail.com

EMENTA: Este Grupo de Trabalho visa congregar pesquisadores cujos trabalhos estejam voltados para o estudo das cidades em suas mais variadas facetas, particularmente aquelas que revelam os mundos do trabalho, as práticas sensíveis e culturais diversas vivenciadas nos meios urbanos assim como as formas de resistência cotidiana levadas a efeito por homens e mulheres habitantes destas cidades. Enfim, busca-se uma compreensão do viver urbano por meio dos mais variados indícios históricos iluminados pelas mais diversificadas perspectivas teóricas e metodológicas, considerando-se todo o potencial da História e das demais Ciências Sociais para a realização das cada vez mais dinâmicas abordagens acerca das experiências humanas havidas nos espaços urbanos.

 

GRUPO DE TRABALHO 07 - CIDADES E VIOLÊNCIAS: EXPERIÊNCIAS DE PESQUISA E DISCURSOS SOBRE VIOLÊNCIA NO BRASIL
Coordenadores: Prof. Dr. Antonio Clarindo Barbosa de Souza
Prof. Dr. Alarcon Agra do Ó

E-mail: snfdph.ppgh.gt07@gmail.com

EMENTA: O GT pretende reunir trabalhos que discutam, sob perspectivas teóricas e metodológicas diversas, questões relacionadas a experiências de violência(s) no âmbito da cidade moderna.

 

GRUPO DE TRABALHO 08 - “CIDADE, MODERNIDADE, LINGUAGENS: RETRATOS DO URBANO NA LITERATURA, FOTOGRAFIA, CINEMA E OUTRAS ARTES”                 
Coordenadores: Prof. Dr. Gervácio Batista Aranha – PPGH/UFCG)
Prof. Dr. Altemar Muniz – UECE/Quixadá

E-mail: snfdph.ppgh.gt08@gmail.com

EMENTA: O objetivo deste GT é analisar, com base no que podemos chamar de leituras cruzadas, o lugar ocupado pela fotografia, cinema e literatura, dentre outras artes, no tocante às tramas da cidade em seu vínculo com o moderno. Enfim, leituras cruzadas com a história para fins de demonstrar, de um lado, os lugares que a literatura, o cinema e a fotografia têm ocupado, no contexto da modernidade, como importantes bens culturais e simbólicos e, de outro, a importância que têm assumido para a renovação do saber histórico. Em outras palavras, nosso objetivo é demonstrar que esses bens culturais e simbólicos, sejam eles recortados enquanto artefatos modernos ou tomados como fonte histórica, têm se revelado um importante capítulo no estudo das modernidades urbanas nessas últimas décadas.


GRUPO DE TRABALHO 09 – HISTÓRIA E POLÍTICA: ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS
Coordenadores: Prof. Dr. Celso Gestemeier do Nascimento UFCG
Prof. Dr. Clovis Alberto Vieira de Melo – UACS/ UFCG
Prof. Ms. Faustino Teatino Cavalcante Neto - UEPB.

E-mail: snfdph.ppgh.gt09@gmail.com

EMENTA: A quebra de fronteiras fixas que separaram durante muito tempo as ciências humanas vem sendo realizadas cada vez mais intensamente e com veemência pelos profissionais acadêmicos dessa área. Nesse sentido, partimos de uma visão de que a transição do século XX ao século XXI trouxe-nos muitas novidades no que se refere a alterações de regimes políticos e de ideologias, a ponto de precisarmos nos posicionar acerca do que significa o sistema democrático no novo século, dado que mudanças de lideranças políticas têm sido a tônica do momento atual, em especial na América Latina, Oriente Médio e África. Acreditamos que dar conta de reflexões acerca dessas inovações, além de reflexões acerca de  outros momentos históricos onde a política possa ser destacada a partir de um processo de reflexão conjunta nas ciências humanas, em especial entre historiadores e cientistas políticos só tem a ajudar a compreensão dessa nova realidade e, assim sendo, propomos a criação desse Grupo de Trabalho para os colegas que estejam trabalhando com essas temáticas possam trocar experiências, em particular de suas metodologias de trabalho.

 

GRUPO DE TRABALHO 10 - IDENTIDADE E DIFERENÇA: ESCRITURANDO PAISAGENS NO ENSINO E NA PESQUISA HISTÓRICA
Coordenadoras: Profª. Drª. Regina Coelli Gomes Nascimento - UFCG
Olivia Medeiros Morais de Medeiros Neta – IFE/RN
Patrícia Cristina Aragão Araújo - UEPB

E-mail: snfdph.ppgh.gt10@gmail.com

EMENTA: Objetiva-se criar uma ambiente de diálogo entre pesquisadores que investigam questões relacionadas aos processos de ensino-aprendizagem da História e os sujeitos neles envolvidos, sob a perspectiva da relação cultura e sociedade. Pretende-se que os trabalhos escritos proponham discussões de caráter teórico e metodológico a respeito do uso e abuso das fontes documentais, enquanto práticas metodológicas, realizadas em espaços de Educação Superior (Formação de Professores), Ensino Médio e Ensino Fundamental.

 

GRUPO DE TRABALHO 11 - CULTURA E SOCIEDADE NA AMÉRICA PORTUGUESA
Coordenadora: Juciene Ricarte Apolinário

E-mail: snfdph.ppgh.gt11@gmail.com

EMENTA: Objetiva abrir um espaço de apresentações e discussões de pesquisas que vem sendo realizado nos programas de Pós-Graduação em História e que privilegiam fontes, metodologias e discussões sobre os espaços coloniais da América Portuguesa, em que se estruturaram relações interetnicas, sociais e práticas culturais, econômicas e políticas.

 

GRUPO DE TRABALHO 12 - CORPOS, GÊNEROS, SEXUALIDADES: IDENTIDADES E PODER NA PRODUÇÃO DOS SUJEITOS
Coordenadores: Profª. Drª. Eronides Câmara Araújo – UFCG
Ms. Kyara Maria de Almeida Vieira – PPGH-UFPE/ Grupo de Estudos de Gênero Flor e Flor (DSS-UEPB)
Ms. Uelba Alexandre do Nascimento – PPGH-UFPE

E-mail: snfdph.ppgh.gt12@gmail.com

EMENTA: Esse Grupo de Trabalho foi criado a fim de possibilitar e ampliar as conversações sobre as práticas dos sujeitos em seus processos de identificação, os usos dos corpos, as experiências com os gêneros e com as práticas da sexualidade. Assim, nosso desejo é atrair as produções que analisam teórico e/ ou metodologicamente experiências ocorridas em diferentes espaços sociais e variados períodos históricos, que tomem como inspiração a produção dos sujeitos em sua relação com os corpos.


 
Copyright © 2024 II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. Todos os direitos reservados.
Joomla! é um Software Livre com licença GNU/GPL v2.0.